Objetivo do Curso: Geral e Específico
Em consonância com o perfil do egresso, a Faculdade Soberana considera as seguintes competências e habilidades a serem adquiridas no decorrer da formação:
Objetivos gerais
Os objetivos gerais do Curso de Enfermagem da Soberana Faculdade de Saúde de Petrolina são:
1. Formar profissionais de enfermagem com competências e habilidades técnico-científicas e ético-político-sociais-educativas, de investigação científica, de comunicação, administração e gerência, capazes de exercer observação, análise e síntese para desempenho de sua profissão de forma reflexiva, crítica e criativa, capazes de se apropriar e recriar o conhecimento, comprometidos com a integralidade, equidade e universalidade do atendimento com vistas ao atendimento do Sistema Único de Saúde, da saúde complementar e da realidade social;
2. Formar profissionais comprometidos com sua qualificação permanente e com o desenvolvimento da profissão, na perspectiva da educação continuada;
3. Instrumentalizar o discente para adquirir condições de avaliar e tomar decisões profissionais adequadas, capaz de diferentes formas de interação relacional com outros profissionais de saúde e com o público em geral;
4. Possibilitar a formação de um profissional capaz de atuar, acadêmica e profissionalmente, sob os princípios éticos e na perspectiva da inclusão, com as responsabilidades que norteiam a intervenção do Enfermeiro.
Objetivos específicos
O acadêmico de Enfermagem da SOBERANA, com formação generalista, deve compreender a saúde como direito do cidadão e empregar a técnica adquirida na graduação para promovê-la, prevení-la, mantê-la e recuperá-la quando necessário respeitando os princípios éticos inerentes à profissão, respeitando e valorizando o ser humano.
O desenvolvimento cognitivo das habilidades e atitudes deve priorizar os seguintes aspectos: formação básica e profissionalizante sólidas; treinamento e capacitação para desenvolver atividades educacionais em saúde preventiva e procedimentos no âmbito restaurador, seja tanto no nível coletivo quanto individual; consistente suporte biotecnológico; formação humanística e ética e arrojado espírito investigador científico.
O curso apresenta os seguintes objetivos específicos:
1. Estudar a evolução histórica do cuidado e a inserção da Enfermagem quanto às suas origens e o seu desenvolvimento como profissão, caracterizando as influências profissionais em determinados momentos históricos, o seu desenvolvimento e suas tradições;
2. Atuar na assistência de enfermagem frente aos aspectos da promoção, prevenção e recuperação da saúde no modelo de saúde da família, discutindo o modelo de saúde da família e refletindo sobre os aspectos pedagógicos de organização do serviço de saúde e do trabalho;
3. Desenvolver atitudes e habilidades para realizar os procedimentos básicos de Enfermagem, a partir das necessidades afetadas do cliente, aplicando conhecimento teórico sobre os instrumentos básicos de enfermagem que alicerçam a prática e fundamentam o exercício da profissão, colocando em prioridade a prática de enfermagem e a metodologia da assistência, considerando o cliente de forma holística e o cuidado a ser prestado;
4. Identificar a saúde ambiental e a epidemiologia como fundamentação das ações em saúde, utilizando os indicadores de saúde para descrever o perfil epidemiológico de uma população e aplicar as ações de vigilância epidemiológica e ambiental;
5. Conhecer a Legislação que regulamenta o Exercício da Profissão, bem como o Código de Ética de Enfermagem;
6. Atuar nos Programas de Saúde para atenção básica proposta pelo Ministério de Saúde, orientando e educando para a saúde visando à independência do cliente e da família;
7. Atuar na assistência sistematizada ao cliente nos cenários: ambulatorial, hospitalar e na promoção da saúde, de modo a reconhecer os determinantes do processo saúde-doença da sociedade brasileira;
8. Desenvolver pesquisa na área clínica, vinculando as atividades de ensino e pesquisa de forma que possa desenvolver uma postura investigativa/reflexiva frente à atividade educativa;
9. Utilizar as contribuições teóricas da didática como disciplina pedagógica que se ocupa dos processos de ensinar e aprender em contextos intencionais de educação, reconhecendo as teorias educacionais frente à situação política e social do momento e suas aplicações;
10. Capacitar os alunos quanto às regras de biossegurança necessárias ao cuidado de saúde na comunidade e suas responsabilidades éticas e legais;
11. Desenvolver visão crítica e postura humanizada em relação à Saúde da Mulher, Criança, Adulto e Idoso promovendo o conhecimento e atitudes para uma prática compromissada com a política de saúde e modelo assistencial nas diversas fases do universo desses públicos, assim como os programas de assistência desenvolvidos pelo Ministério da Saúde;
12. Desenvolver no discente as capacidades de 1. identificar os aspectos socioeconômicos, culturais e biológicos das doenças prevalentes em sua região de atuação; 2. atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente de forma eficiente e eficaz na promoção da saúde; 3. exercer sua profissão como forma de participação e contribuição social; e 4. despertar e cultivar o espírito crítico e reflexivo, visando seu desenvolvimento individual e o crescimento e expansão das Ciências da Saúde.
13. Discutir e compreender o projeto Político Pedagógico do Curso de Enfermagem da Soberana Faculdade de Saúde de Petrolina.