CURSO DE ESTÉTICA E COSMÉTICA

VESTIBULAR SOBERANA

DOMINE AS MAIORES E MELHORES TECNICAS DO MERCADOS

TECNÓLOGO EM ESTÉTICA E COSMÉTICA

Curso autorizado pela portaria Nº 1749, de 08 de dezembro de 2021 do Diário Oficial da União.

O curso de Estética e Cosmética da Faculdade Soberanda tem como objetivo geral a formação acadêmico-profissional de alta qualidade e desempenho, por meio do modelo de ensino baseado em habilidades e competências, capacitados a atuar em diversos campos da Estética e Cosmética.

Dessa feita, o aluno é protagonista autônomo da sua experiência educacional, capaz de tomar decisões relacionadas à conduta, sempre orientado a desenvolver competências para atendimentos clínicos baseados em evidências científicas.

Carga Horária

Noturno

Segunda à Sexta

18h20 - 22h50

Calendário
Acadêmico

Atualizado

Contato para
Bolsas

(87) 3867-7050

Matriz Curricular

Ingressantes até:

2023.2

Matriz Curricular

Ingressantes a partir de:

2024.1

Coordenadora

Tamires de Morais Elpídio

Graduação

Mestranda em Biociências na área de Farmacologia.

Email

Seja uma Esteticista bem-sucedida e atue com segurança no mercado da beleza!

Preparamos profissionais com todo o conhecimento necessário e infraestrutura de ponta para exercerem a profissão com excelência e confiança para conquistarem seus sonhos

Torne-se o próximo nome da Estética & Cosmética e proporcione harmonia, bem-estar, saúde e beleza aos seus pacientes

Início das aulas no período 2022.2. Dúvidas? Entre em contato com o nosso time especializado:

Horários das Turmas

2024.1

Horários das Provas

2024.1

Perfil do Egresso

O Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética, consciente de sua responsabilidade no desenvolvimento e consolidação do perfil do egresso pretendido, procura garantir a articulação entre os saberes técnicos e científicos, a prática e os valores necessários à formação profissional dos egressos de forma a preparar trabalhadores-cidadãos para atender às NECESSIDADES LOCAIS E REGIONAIS de onde estiverem inseridos.

Ao final do curso, os alunos deverão estar aptos a compreender e interpretar com visão integradora e crítica os diferentes tipos de afecções cutâneas e o uso da cosmetologia, trabalhando aliados ao compromisso com a qualidade de vida e preservação da saúde do sistema tegumentar e atuar no segmento de prestação de serviços em estética, com responsabilidade social, autonomia e ética, na aplicação, no desenvolvimento e na difusão do conhecimento técnico e tecnológico.

Espera-se que os profissionais estejam aptos a identificar adequadamente cada problema estético que se apresente e sejam capazes de selecionar o tratamento mais adequado e seguro, procurando a efetividade cosmética e relacionando-a da melhor maneira com a eletroterapia no procedimento.

O curso busca também capacitar o egresso para o gerenciamento do seu próprio negócio quando relacionado ao segmento da estética e cosmética, através de conhecimentos específicos que abordam questões regulatórias e aspectos legislativos que envolvem a área de estética. Soma-se a isso a importância de que o egresso esteja apto a prestar consultorias e supervisão técnica de forma geral. Dessa forma, o curso busca incentivar a capacidade empreendedora e a compreensão dos processos tecnológicos, em suas causas e efeitos.

Considerando os grandes avanços da tecnologia de produtos cosméticos e de equipamentos que impulsionam o setor de serviços em estética, há de se considerar a necessidade de constante atualização. Nesse contexto, o egresso deverá possuir a consciência da relevância da formação continuada e acompanhar as mudanças no mundo do trabalho de prestação de serviços em estética e cosmética, ciente da necessidade de continuar a aprender.

Pretende-se, assim, formar profissionais que dominem as bases tecnológicas e científicas da área, conheçam o instrumental necessário para os tratamentos capilares, faciais e corporais e os procedimentos
éticos e seguros para a aplicação cosmética e a utilização dos equipamentos, de modo a evitar os riscos de danos por uso incorreto de produtos ou equipamentos. Os egressos estarão aptos a atuar nos procedimentos estéticos em seus diversos segmentos, como higienização, hidratação, revitalização da pele, drenagens linfáticas, terapias capilares, tratamentos pré e pós-operatórios que necessitem de tratamentos estéticos, utilizando os conhecimentos da cosmetologia aplicada.

Toda essa formação tecnológica não está desvinculada da necessidade de compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias nos processos de trabalho.

Assim, o egresso de Estética e Cosmética deverá expressar as seguintes características: visão ampla e globalizada dos aspectos sociais, culturais e administrativos relacionados às diferentes áreas de formação; saberes técnico/científico/profissional na seleção e processamento das informações e dos conhecimentos produzidos científica e culturalmente; autonomia e autoria do pensamento, tanto no conhecimento quanto nos processos e formas de aprendizagem; capacidade de decisão de modo lógico e criativo com argumentação necessária; compreensão do trabalho em equipe como estratégia adequada ao equacionamento dos desafios que pautam o contexto social; capacidade profissional transformadora, capacidade de avaliar, avaliar-se e questionar a realidade social, apontando saídas para melhoria; inserção no contexto social, acompanhamento da evolução do conhecimento em sua área, comprometimento com o desenvolvimento regional e com as questões ligadas à sustentabilidade; domínio das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta facilitadora e modernizadora no desempenho das atividades profissionais; concepção da aprendizagem como um processo autônomo e contínuo com vistas à formação continuada; capacitação para selecionar e produzir
conhecimentos científicos, por critérios de relevância e rigor, validade e responsabilidade social e ambiental, de dignidade humana, participação, diálogo e solidariedade.

De forma transversal a todas essas características, o egresso de Estética e Cosmética da Soberana deverá estar apto especialmente a atender uma das preocupações dos tempos modernos, que é a estética voltada à saúde e o cuidado pessoal, tendo por base sua formação técnica, pedagógica e humana, embasado no princípio da ética.

Este profissional assim formado jamais considerará sua educação como um produto acabado, estará em contínua busca de novas soluções e aquisição de novos conhecimentos que venham ampliar e enriquecer sua prática diária, com base nas constantes transformações sócio-histórico-culturais do grupo social que estiver inserido. Capacitado à leitura e interpretação de perfis epidemiológicos, será capaz de adaptar sua prática de forma a atender as necessidades individuais e coletivas de seu meio. A Soberana almeja formar profissionais que se apresentem como sujeitos INOVADORES E CRIATIVOS, e cidadãos plenos de sua responsabilidade social.

Ressalta-se que o perfil do egresso do curso será alvo de constante avaliação do NDE e do Colegiado do Curso, tendo em vista a perspectiva de CONSTANTE AMPLIAÇÃO DESTE PERFIL EM FUNÇÃO DE NOVAS DEMANDAS APRESENTADAS PELO MUNDO DO TRABALHO. O Programa de Acompanhamento ao Egresso da Soberana é fundamental nesse sentido. Após a formatura da primeira turma, os dados de acompanhamento do egresso serão base fundamental para avaliação deste perfil, observando especialmente a empregabilidade e a formação continuada dos egressos, de forma a fornecer substratos para sua ampliação.

Objetivo do Curso: Geral e Específico

Objetivo geral

O Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética, na forma do artigo 1o da resolução no 3 de 18 de fevereiro 2002 do Conselho Nacional de Educação, por meio da Câmara de Educação Superior, tem como objetivo geral a formação acadêmico-profissional de alta qualidade e desempenho, por meio do modelo de ensino baseado em habilidades e competências, capacitados a atuar em diversos campos da Estética e Cosmética. Dessa feita, o aluno é protagonista autônomo da sua experiência educacional, capaz de tomar decisões relacionadas à conduta, sempre orientado a desenvolver competências para atendimentos clínicos baseados em evidências científicas.

Sabendo das peculiaridades e especificidades regionais de um país continental como o Brasil, não resta dúvida de que a formação profissional deva ter um caráter generalista e abrangente associadas ao CONTEXTO EDUCACIONAL, ÀS CARACTERÍSTICAS LOCAIS E REGIONAIS E ÀS NOVAS PRÁTICAS EMERGENTES NO CAMPO DA ESTÉTICA E COSMÉTICA. Há que se plantar durante o curso de graduação a semente da educação enquanto processo contínuo, capacitando o futuro profissional a jamais interromper seu crescimento profissional e por ele ser responsável, numa prática profissional embasada em princípios éticos e qualidade técnica.

Assim, o CST em Estética e Cosmética a ser ministrado pela Soberana, considerando a importância do profissional no contexto socioeconômico, cultural e político do país, como um profissional e cidadão comprometido com os interesses que emanam da sociedade, objetiva capacitar o profissional com uma formação adequada ao exercício da prática da Estética e Cosmética.

O Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética tem como objetivo geral a formação acadêmico-profissional de esteticistas de alta qualidade e desempenho por meio de um modelo de ensino baseado em competências, interdisciplinar, inovador, sustentável e humanístico, qualificando-os para a atuação multiprofissional em saúde estética.

Objetivos específicos

Considerando as competências necessárias à formação de um profissional de Estética e Cosmética capaz de propor soluções inovadoras e sustentáveis, o Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética, em concordância com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, tem por objetivos:

SOBERANA FACULDADE DE SAÚDE DE PETROLINA – CST EM ESTÉTICA E COSMÉTICA 60:

    • Articular saberes acadêmicos com políticas públicas para desenvolver ações de prevenção e promoção da saúde, contribuindo para a qualidade de vida e o bem-estar individual e coletivo;
    • Apresentar os conceitos básicos da cosmetologia e da prática estética, a legislação pertinente
      e a regulamentação dos serviços em cosmetologia e estética no Brasil;
    • Compreender os processos fisiopatológicos e o tratamento cosmético aplicado para as principais condições clínicas estudadas na saúde estética;
    • Desenvolver habilidades de anamnese, identificação e manejo das disfunções estéticas, além do planejamento da cosmetoterapia;
    • Atualizar os profissionais quanto aos recursos manuais, às técnicas atualmente empregadas na prática estética e formulações cosméticas inovadoras;
    • Contribuir para a pesquisa, desenvolvimento e aperfeiçoamento de novos produtos cosméticos e novos serviços em saúde estética;
    • Qualificar os profissionais de saúde no desenvolvimento de uma prescrição estética responsável, racional e assertiva;
    • Desenvolver trabalho em equipe multidisciplinar e interdisciplinar, promovendo, de maneira
      ética e colaborativa, a troca de conhecimentos, experiências e a participação coletiva.

O desenvolvimento cognitivo das habilidades e atitudes deve priorizar os seguintes aspectos: formação básica e pofissionalizante sólidas; treinamento e capacitação para desenvolver a promoção e a manutenção da beleza, do bem-estar, da qualidade de vida e da saúde do indivíduo e da comunidade, com responsabilidade ética e social, arrojado espírito investigador, científico e perfil empreendedor e inovador.

Assim, seus estudantes, futuros egressos, ao final do curso deverão:

  • Dominar os conhecimentos, traduzidos em conceitos, procedimentos e atitudes, específicos da Estética e Cosmética, norteados e orientados sempre por valores éticos, morais e sociais, particulares ao Homem e próprios de uma sociedade plural e democrática;
  • Compreender os desafios e as rápidas transformações da sociedade, do mundo do trabalho e das condições de exercício profissional, com ênfase no contexto local e regional;
  • Interagir cooperativamente tanto com a comunidade acadêmico-profissional quanto com a sociedade em geral;
  • Reconhecer suas limitações e estar flexível para adaptar-se às mudanças circunstanciais;
  • Reconhecer a saúde como direito inalienável e condição digna de vida do ser humano;
  • Respeitar os princípios éticos que norteiam a intervenção profissional em Estética e Cosmética, considerando e valiando o impacto de suas atividades no contexto socioambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região na qual está inserido.
  • Atuar em ambiente multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar de forma eficiente e eficaz na promoção e manutenção da beleza, do bem-estar, da qualidade de vida e da saúde;
  • Planejar e administrar serviços de Estética e Cosmética, com formação em Gestão, Empreendedorismo e Inovação;
  • Identificar os aspectos socioeconômicos e culturais prevalentes em sua região de atuação no que diz respeito à Estética e Cosmética;
  • Compreender conhecimentos e práticas emergentes no campo da Estética e Cosmética, aliando a tecnologia e ferramentas digitais em suas práticas profissionais;
  • Estar ciente das normas concernentes aos trabalhadores da área de Estética e Cosmética e ter responsabilidade pessoal para com tais regras.
  • Ser capaz de diálogo colaborativo, complementar e funcional, atribuindo igual valor e consideração à diversidade de pensamentos, visões e estratégias nas equipes profissionais em que fizer parte.
  • Estar orientado ao aprendizado autônomo, contínuo e ativo, incorporando inovações tecnológicas ao exercício da profissão e participando em educação continuada, como um componente da obrigação profissional, mantendo espírito crítico e aberto a novas informações.
  • Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos, participar de investigações científicas sobre Estética e Cosmética e estar preparado para aplicar os resultados de pesquisas relacionadas às necessidades da comunidade;
  • Exercer sua profissão como forma de participação e contribuição social; e
  • Despertar e cultivar o espírito crítico e reflexivo, visando seu desenvolvimento individual e o
    crescimento e expansão da Estética e Cosmética.

O Curso busca em sua visão ser o líder educacional na formação de profissionais reconhecidos pela sua alta qualidade técnica e acadêmica. Tal compromisso e inspiração são realizados com base nos valores da Inovação, do respeito e valorização da Democracia e dos Direitos Humanos, da Inclusão e Reconhecimento da Diversidade de gênero, étnico-racial e povos indígenas e tradicionais e da Responsabilidade por um futuro sustentável que outorgue igual dignidade aos animais humanos, não humanos e à Natureza.

Regulamentação de Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso, previsto na matriz curricular do curso, visa propiciar aos acadêmicos a oportunidade de demonstrar o grau de conhecimento adquirido, o aprofundamento temático, bem como o estímulo à produção científica, a consulta à bibliografia especializada, o aprimoramento de capacidade de interpretação e a crítica às diversas realidades com as quais se depara. O TCC em Odontologia é objeto de regulamento próprio, atendendo à concepção curricular do projeto pedagógico e deverá ser apresentado pelo aluno no final do 10º período do curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso é uma importante experiência no processo de aprendizado do aluno no que diz respeito à educação continuada. Com conhecimentos prévios iniciados na disciplina “Metodologia do Trabalho Acadêmico e Científico” no primeiro período, o aluno cursa, no nono período do curso, a disciplina Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso, (com 44 horas/aula), visando a identificar objetivos, pesquisar os meios, estudar avaliação de projetos, conhecer linhas a serem seguidas no projeto e, a partir destes conhecimentos, utilizá-los para auxiliar na construção do projeto e, numa etapa seguinte, na redação dos seus TCC´s. A expectativa é de que, já nesta disciplina, o discente possa desenvolver habilidades técnicas de revisão bibliográfica e a produção de alguns trabalhos acadêmicos.

No último período, o graduando desenvolve, então, o seu Trabalho de Conclusão de Curso, sendo orientado individualmente por um professor orientador, escolhido pelo discente, que pode ser definido tendo em vista a proximidade do tema escolhido pelo aluno e a área de competência do docente. Para isso, o aluno deverá estar matriculado na disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso” do décimo período, com total de 44 horas/aula. Todos os trabalhos serão apresentados para banca examinadora composta por três membros do corpo docente da instituição, sendo um deles o orientador do aluno. Todos os trabalhos aprovados pela banca serão encadernados e enviados para consulta pública na biblioteca, além de serem entregues também em mídia digital.

É importante ressaltar que o Trabalho de Conclusão de Curso de Odontologia tem como objetivo principal o aprimoramento e a integração dos conhecimentos e dos conteúdos apreendidos durante a formação com vistas à atuação profissional e às possibilidades de formação continuada do aluno, uma vez que, a partir do TCC, o aluno estará apto a escrever textos de caráter acadêmico-científico, sentindo-se estimulado a dar continuidade a este trabalho, por meio de uma pós-graduação lato sensu e/ou stricto sensu. Ressalta-se ainda que a Instituição contará com um acervo bibliográfico e acesso a periódicos nacionais e internacionais que servirão para busca de informação durante a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

O estágio deve servir, ainda, como fonte de referência para a permanente adequação dos programas e práticas pedagógicas das disciplinas do Curso às necessidades profissionais dos alunos. O estágio supervisionado está calcado na filosofia básica do Curso, representada por uma proposta político-pedagógica que contempla a formação generalista, a relação teoria/prática, o compromisso social do cirurgião-dentista e o trabalho coletivo interdisciplinar.

O regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso, com todas as especificidades que envolvem seu funcionamento, está anexado ao PPC (anexo V) e disponível para toda a comunidade acadêmica.

REGULAMENTO DO REGIME ESPECIAL DE ESTUDOS

DA DEFINIÇÃO

Art. 1º O Regime Especial destina-se ao tratamento diferenciado para os discentes regularmente
matriculados e enquadrados nas situações descritas no Decreto-Lei nº 1.044/69, na Lei nº 6.202/75 e na Lei
nº 10.421/02.

§1º. O Regime Especial compreende a compensação das atividades acadêmicas a serem realizadas pelo
discente de forma estabelecida pela Instituição, salvo as avaliações e as atividades presenciais obrigatórias, necessariamente realizadas nas dependências da Instituição.

§2º. As atividades caracterizadas como Atividades Práticas dos Cursos, incluídos os estágios, por sua
natureza, não são contempladas no Regime Especial, considerando a impossibilidade de substituição das
atividades inerentes às disciplinas.

§3º. No caso de necessária ausência superior a 25% (vinte e cinco por cento) em disciplinas com carga
horária prática e/ou estágios supervisionados, caberá ao aluno o trancamento da matrícula e sua posterior
integralização, quando do término do regime especial de estudos.

§4º. Será observado o comprometimento de continuidade do processo pedagógico de aprendizado para a concessão do Regime Especial.

Art. 2º São direitos do discente sob Regime Especial a compensação da ausência às aulas mediante a
realização das atividades acadêmicas sem prática presencial obrigatória que deverão ser cumpridas em
regime domiciliar, conforme determinado pela Instituição.

Estudantes

Aulas no Semestre

Provas Aplicadas

Infraestrutura do Curso

Laboratórios, ambientes e cenários para práticas didáticas

Os laboratórios, juntamente com as clínicas e os núcleos de práticas didáticas, são componentes diferenciais e prioritários da Soberana para a formação acadêmica do corpo discente e atendem às necessidades institucionais.

Todos os esforços financeiros são concentrados para promover utilidade dos laboratórios para a pesquisa, inovação e atendimento à comunidade.

A Instituição dispõe de laboratórios e instalações especiais que atendem às necessidades dos cursos e que são adequados ao número de usuários, quando do desenvolvimento das atividades acadêmicas. Os discentes contam ainda com o apoio de técnicos de laboratórios habilitados para conduzir as práticas conduzidas, segundo as normas definidas. As salas dos laboratórios e instalações especiais têm boa acústica interna, ventilação, com uso de ar-condicionado, adequada às necessidades climáticas, com iluminação artificial e condições de higiene satisfatórias às ações de ensino. O pessoal técnico-administrativo organiza e controla todos os instrumentos de uso dos laboratórios, apoiando os alunos.

A infraestrutura física dos laboratórios, ambientes e cenários para práticas didáticas atendem de maneira adequada às necessidades institucionais, aos requisitos de acessibilidade, iluminação, ventilação, segurança e conservação, por meio de uma rotina de manutenção adequada, garantindo sua limpeza e estado de conservação.

A IES conta com os seguintes laboratórios e ambientes para práticas:

Infraestrutura do Curso

Laboratório Morfofuncional (Anatomia)

O Laboratório Morfofuncional possui ambiente climatizado, equipado com Datashow, televisores de uso múltiplo, bancadas, mesas hexagonais para permitir múltiplos layout de ensino.

Além da realização de aulas práticas, o Laboratório de Morfofuncional também será utilizado para realização de práticas extraclasse, como monitorias e pesquisas envolvendo alunos e professores e também para estudo extraclasse individual ou em grupos, mediante agendamento no próprio laboratório.

O Laboratório Morfofuncional permite que os estudantes conheçam e compreendam o corpo humano por meio de ferramentas de ensino que os aproximem da prática profissional.

O espaço agrega múltiplas ferramentas de ensino que priorizam a anatomia viva, anatomia de superfície, a imaginologia médica e os procedimentos da prática clínica, permitindo o estudo integrado da estrutura e do funcionamento do corpo humano, ou seja, da anatomia humana, histologia, embriologia, fisiologia e patologia e a também a integração entre teoria e prática.

Infraestrutura do Curso

Laboratório de Semiologia I e II

O Laboratório de Semiologia tem uma área adequada a necessidade,  sendo um espaço utilizado para o estudo e prática da semiologia de diversas profissões.

A semiologia é a ciência que se dedica ao estudo dos sinais e sintomas das doenças, utilizando métodos de observação, entrevista e exame físico para realizar a avaliação clínica de um paciente nesse laboratório.

Nesse laboratório, os estudantes de têm a oportunidade de aprender e aprimorar suas habilidades por meio da interação com pacientes simulados, também conhecidos como pacientes padronizados.

Esses pacientes simulados são atores ou pessoas treinadas que desempenham o papel de pacientes com diferentes condições clínicas, permitindo que os estudantes enfrentem cenários clínicos reais e pratiquem suas habilidades de história clínica, exame físico e elaboração de hipóteses diagnósticas.

Tour Virtual

Infraestrutura do Curso

Laboratório de Práticas funcionais – Multidisciplinar I

O Laboratório é equipado com bancadas adaptadas com sistema de água, ar e chama.

Equipamentos de segurança coletivo (EPC), quadro branco, Agitador magnético, Balança eletrônica digital, Banho-Maria, Capela de Exaustão de Gases, Chuveiro de Emergência, Destilador de Água, Estufa de secagem, Geladeira, Manta aquecedora, Phmetro, termômetro, vidraria completa, materiais de suporte para as práticas laboratoriais, 60 bancos, ar condicionado, centrífuga, balança eletrônica, espectrofotômetro, estufa analógica e microscópios biológicos.

O Laboratório é destinado às aulas práticas das áreas de Bioquímica, Química Orgânica Farmacologia e Fisiologia, dentre outros, dos todos os cursos com a disponibilidade dos discentes utilizarem suas dependências para estudo livre, após agendamento, atividades de extensão e iniciação científica.

Infraestrutura do Curso

Sala de Preparo

A sala de apoio dos Laboratórios de Saúde mede 23,22 m², tem o intuito de dar suporte para as aulas práticas a serem ministradas, bem como confecção de placas de microbiologia, reagentes analíticos e soluções fisiológicas, da mesma forma local para esterilização de vidraria e material biológico.

A Sala de Preparo contém vidraria, estantes de aço, materiais de uso e consumo e insumos. A Sala de Preparo é o espaço destinado ao armazenamento (material de uso e consumo), esterilização / desinfecção e preparação de reagentes para as disciplinas comuns aos cursos de saúde.

Este espaço é reservado apenas para funcionários e professores, tendo uma ação de suporte para as aulas práticas de saúde.

Infraestrutura do Curso

Laboratório de Alta Complexidade

Os espaços para atualização e atuação dos discentes na sua formação, os espaços contam com bancadas tipo arquibancada para os discentes assistirem as aulas e participarem atividade nos consultórios ou leitos, que ainda podem ser observados através de um corredor intermediário onde o docente pode se comunicar com o discente sem haver necessariamente o contato direto, dando privacidade e assim podendo melhor avaliá-lo.

Infraestrutura do Curso

Consultórios ou enfermarias simuladas e sala de observação docente

Os consultórios simulados são destinados para o aluno ambientar-se no seu papel profissional diante de um paciente em ambiente controlado.

Praticar atendimentos ambulatoriais, consultas simuladas de rotina, acompanhamentos de pacientes em tratamentos específicos simulados, comunicação de más notícias em um ambiente controlado, e diversos cenários comportamentais.

Os consultórios simulados possuem sala de observação utilizada para que o docente supervisione o atendimento sem interferência direta para posterior discussão e feedback imediato.

Espaço com 6 (seis) leitos, destinado à realização de treinos de habilidades e cenários com simuladores e pacientes estandardizados, reproduzindo uma unidade de enfermaria.

Permite ao aluno a experiência de treinos em ambientes controlados e a prática multiprofissional.

Infraestrutura do Curso

Laboratório de Simulação Realística

Espaço que permite o desenvolvimento das mais apuradas competências do aluno, onde é possível trabalhar de forma integrada diversas desenvolturas. Propicia o treino de tomada de decisão, raciocínio clínico e atitudinal, seguida de um momento de reflexão (debriefing). Ambiente altamente reversível, munido de alta tecnologia, que possibilita a construção de diferentes cenários.

Complementando a simulação avançada há uma sala de observação para cada sala avançada ou sala debriefing que se destina a observação e discussão dos cenários realizados no centro de simulação, com possibilidade de receber a gravação ou transmissão ao vivo dos cenários.

Infraestrutura do Curso

Laboratório de Habilidades Cirúrgicas

Ambiente destinado ao aprendizado prático e treinamento repetitivo de habilidades cirúrgicas necessárias à atuação profissional, trabalhando em pares para procedimentos não invasivos e/ou em simuladores de fidelidade baixa ou intermediária, possibilitando a prática em ambiente controlado, antes de atuar na prática profissional.

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