CURSO DE ENFERMAGEM (MATUTINO)

VESTIBULAR ENFERMAGEM

VENHA SER SOBERANA!

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

Curso autorizado pela portaria Nº 826, de 23 de novembro de 2018 do Diário Oficial da União.

O enfermeiro graduado pela SOBERANA terá uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva que lhe permitirá desempenhar suas funções de forma eficiente e criativa embasado no rigor técnico, científico e ético, atuando em todos os níveis de atenção à saúde.

Carga Horária

Matutino

Segunda à Sexta

07h30 - 12h30

Calendário
Acadêmico

Atualizado

Contato para
Bolsas

0800 444 1228

Matriz Curricular

Ingressantes a partir de:

2024.1

Coordenadora

Íris Gleiciane de Souza

Graduação

Especialista em Saúde da Família e Obstetrícia.

Email

Lattes

Horários da Coordenação

Enfermagem

Segunda-Feira

14h - 18h

Terça-Feira

14h - 18h

Quarta-Feira

14h - 18h

Quinta-Feira

13h - 18h
20h - 23h

Sexta-Feira

17h - 21h

Seja um profissional de Enfermagem renomado!

Contamos com laboratórios e equipamentos de alta qualidade e professores renomados, proporcionando aos nossos alunos o melhor da educação em saúde.

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Horários das Turmas

2024.2

Calendário de Provas

2024.2

Corpo Docente

Enfermagem

PERFIL DO EGRESSO

O enfermeiro graduado pela SOBERANA terá uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva que lhe permitirá desempenhar suas funções de forma eficiente e criativa embasado no rigor técnico, científico e ético, atuando em todos os níveis de atenção à saúde.

Este profissional integral deverá ter consciência e capacidade técnica que lhe permita atuar sobre as necessidades gerais da comunidade, atendendo o paciente como uma unidade biopsicossocial, praticando a ciência da enfermagem de forma a priorizar a promoção da saúde buscando sempre a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Este profissional assim formado jamais considerará sua educação como um produto acabado, estará em contínua busca de novas soluções, e aquisição de novos conhecimentos que venham ampliar e enriquecer sua prática diária com base nas constantes transformações sócio-histórico-culturais do grupo social que estiver inserido. Deverá estar capacitado para conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes. Será pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Com abrangência destes contextos, a Instituição tem em vista o seguinte perfil de egressos para o Curso:

I) Profissional generalista e humanista, capaz de atuar, de forma crítica, ética e reflexiva, nas atividades de planejamento, supervisão, elaboração e coordenação de projetos e serviços de enfermagem;

II) Profissional consciente de sua inserção na sociedade e das relações com o outro, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando sua capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas da área.

III) Profissional apto a considerar, em sua atuação profissional, os aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

IV) Profissional capaz de se comunicar eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;

V) Profissional apto a atuar em equipes multidisciplinares, ter liderança e compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente, em uma visão de educação continuada.
Ressalta-se que o perfil do egresso do curso será alvo de constante avaliação do Núcleo Docente Estruturante e do Colegiado do Curso, uma vez a perspectiva de CONSTANTE AMPLIAÇÃO DESTE PERFIL EM FUNÇÃO DE NOVAS DEMANDAS APRESENTADAS PELO MUNDO DO TRABALHO. O Programa de Acompanhamento ao Egresso da Soberana Faculdade de Saúde de Petrolina é fundamental nesse sentido. Após a formatura da primeira turma, os dados de acompanhamento do egresso serão base fundamental para avaliação deste perfil, tendo em vista especialmente a empregabilidade e a formação continuada dos egressos, de forma a fornecer substratos para sua ampliação.

Objetivo do Curso: Geral e Específico

Em consonância com o perfil do egresso, a Faculdade Soberana considera as seguintes competências e habilidades a serem adquiridas no decorrer da formação:

Objetivos gerais

Os objetivos gerais do Curso de Enfermagem da Soberana Faculdade de Saúde de Petrolina são:

1. Formar profissionais de enfermagem com competências e habilidades técnico-científicas e ético-político-sociais-educativas, de investigação científica, de comunicação, administração e gerência, capazes de exercer observação, análise e síntese para desempenho de sua profissão de forma reflexiva, crítica e criativa, capazes de se apropriar e recriar o conhecimento, comprometidos com a integralidade, equidade e universalidade do atendimento com vistas ao atendimento do Sistema Único de Saúde, da saúde complementar e da realidade social;

2. Formar profissionais comprometidos com sua qualificação permanente e com o desenvolvimento da profissão, na perspectiva da educação continuada;

3. Instrumentalizar o discente para adquirir condições de avaliar e tomar decisões profissionais adequadas, capaz de diferentes formas de interação relacional com outros profissionais de saúde e com o público em geral;

4. Possibilitar a formação de um profissional capaz de atuar, acadêmica e profissionalmente, sob os princípios éticos e na perspectiva da inclusão, com as responsabilidades que norteiam a intervenção do Enfermeiro.

Objetivos específicos

O acadêmico de Enfermagem da SOBERANA, com formação generalista, deve compreender a saúde como direito do cidadão e empregar a técnica adquirida na graduação para promovê-la, prevení-la, mantê-la e recuperá-la quando necessário respeitando os princípios éticos inerentes à profissão, respeitando e valorizando o ser humano.

O desenvolvimento cognitivo das habilidades e atitudes deve priorizar os seguintes aspectos: formação básica e profissionalizante sólidas; treinamento e capacitação para desenvolver atividades educacionais em saúde preventiva e procedimentos no âmbito restaurador, seja tanto no nível coletivo quanto individual; consistente suporte biotecnológico; formação humanística e ética e arrojado espírito investigador científico.

O curso apresenta os seguintes objetivos específicos:

1. Estudar a evolução histórica do cuidado e a inserção da Enfermagem quanto às suas origens e o seu desenvolvimento como profissão, caracterizando as influências profissionais em determinados momentos históricos, o seu desenvolvimento e suas tradições;

2. Atuar na assistência de enfermagem frente aos aspectos da promoção, prevenção e recuperação da saúde no modelo de saúde da família, discutindo o modelo de saúde da família e refletindo sobre os aspectos pedagógicos de organização do serviço de saúde e do trabalho;

3. Desenvolver atitudes e habilidades para realizar os procedimentos básicos de Enfermagem, a partir das necessidades afetadas do cliente, aplicando conhecimento teórico sobre os instrumentos básicos de enfermagem que alicerçam a prática e fundamentam o exercício da profissão, colocando em prioridade a prática de enfermagem e a metodologia da assistência, considerando o cliente de forma holística e o cuidado a ser prestado;

4. Identificar a saúde ambiental e a epidemiologia como fundamentação das ações em saúde, utilizando os indicadores de saúde para descrever o perfil epidemiológico de uma população e aplicar as ações de vigilância epidemiológica e ambiental;

5. Conhecer a Legislação que regulamenta o Exercício da Profissão, bem como o Código de Ética de Enfermagem;

6. Atuar nos Programas de Saúde para atenção básica proposta pelo Ministério de Saúde, orientando e educando para a saúde visando à independência do cliente e da família;

7. Atuar na assistência sistematizada ao cliente nos cenários: ambulatorial, hospitalar e na promoção da saúde, de modo a reconhecer os determinantes do processo saúde-doença da sociedade brasileira;

8. Desenvolver pesquisa na área clínica, vinculando as atividades de ensino e pesquisa de forma que possa desenvolver uma postura investigativa/reflexiva frente à atividade educativa;

9. Utilizar as contribuições teóricas da didática como disciplina pedagógica que se ocupa dos processos de ensinar e aprender em contextos intencionais de educação, reconhecendo as teorias educacionais frente à situação política e social do momento e suas aplicações;

10. Capacitar os alunos quanto às regras de biossegurança necessárias ao cuidado de saúde na comunidade e suas responsabilidades éticas e legais;

11. Desenvolver visão crítica e postura humanizada em relação à Saúde da Mulher, Criança, Adulto e Idoso promovendo o conhecimento e atitudes para uma prática compromissada com a política de saúde e modelo assistencial nas diversas fases do universo desses públicos, assim como os programas de assistência desenvolvidos pelo Ministério da Saúde;

12. Desenvolver no discente as capacidades de 1. identificar os aspectos socioeconômicos, culturais e biológicos das doenças prevalentes em sua região de atuação; 2. atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente de forma eficiente e eficaz na promoção da saúde; 3. exercer sua profissão como forma de participação e contribuição social; e 4. despertar e cultivar o espírito crítico e reflexivo, visando seu desenvolvimento individual e o crescimento e expansão das Ciências da Saúde.

13. Discutir e compreender o projeto Político Pedagógico do Curso de Enfermagem da Soberana Faculdade de Saúde de Petrolina.

Regulamentação de Estágio

O Estágio Supervisionado é uma atividade curricular de destaque desenvolvida ao longo do último ano da formação acadêmica, proporcionando ao aluno o contato com a realidade profissional e social da comunidade local.

Neste estágio o aluno exercita todas as disciplinas ministradas até aquele momento, desde conteúdo do núcleo básico das Ciências da Saúde, como Anatomia e Fisiologia, por exemplo, passando pelas disciplinas ligadas às áreas humanas como Ciências Sociais e Psicologia aplicadas ao contexto da atuação pré-profissional do discente. O foco principal recai, pela natureza do estágio, sobre as disciplinas específicas do curso, que são acompanhadas pelo professor habilitado em cada especialidade da Enfermagem.

Entende-se, dessa forma, que o estágio possibilita a abertura de espaço para um trabalho orgânico e comprometido, devendo as experiências por ele proporcionadas envolver atividades e observações realizadas em confronto com subsídios das diferentes áreas do Curso. Trata-se, isso posto, de um exercício pré-profissional em que o estudante aplica, sob supervisão docente, os conhecimentos teóricos adquiridos no curso e toma contato com as atividades práticas de sua área desenvolvendo as habilidades necessárias ao exercício profissional.

O estágio deve servir, ainda, como fonte de referência para a permanente adequação dos programas e práticas pedagógicas das disciplinas do Curso às necessidades profissionais dos alunos. O estágio supervisionado está calcado na filosofia básica do Curso, representada por uma proposta político-pedagógica que contempla a formação generalista, a relação teoria/prática, o compromisso social do enfermeiro e o trabalho coletivo interdisciplinar.

No período em que desenvolve seu programa de estágio curricular, o aluno conta com o apoio da coordenação do curso e dos professores das disciplinas Estágio Supervisionado I e II, definidos tendo em vista cada uma das especialidades desenvolvidas no curso. Além do conteúdo de cada especialidade trabalhada nessas disciplinas, aos professores da disciplina também cabe a orientação aos alunos a respeito dos aspectos éticos e legais envolvidos e o desenvolvimento das principais competências profissionais requeridas pela sociedade contemporânea.

O Estágio Supervisionado I e II tem por finalidade proporcionar ao aluno uma vivência profissional, que lhe garanta a vivência com os campos de atuação profissional. Deve oferecer ao aluno oportunidade de realizar atividades profissionais supervisionadas que propiciem o desenvolvimento das aptidões, competências e habilidades estabelecidas na proposta curricular para a formação do Bacharel em Enfermagem, a saber:

  • Confrontar e aplicar os conhecimentos teórico-práticos trabalhados ao longo do curso, com a realidade profissional;
  • Utilizar as competências desenvolvidas, juntamente com a criatividade, a autonomia, o agir ético e solidário, diante das situações vivenciadas;
  • Desenvolver a capacidade de investigação científica e habilidade técnica na elaboração e execução de projetos, nas diferentes áreas da Enfermagem;
  • Possibilitar a construção da identidade profissional, o que remete à necessidade de constante reflexão e análise crítica da prática profissional.

Assim, as atividades planejadas e desenvolvidas devem ser articuladas e compartilhadas com os serviços, instituições e profissionais, onde se desenvolve a atividade. O estágio curricular do curso compreende a atuação de supervisor docente do curso, coordenador das atividades na IES, bem como a presença de profissional da área, no local campo de estágio, devidamente credenciado junto ao Conselho Regional.

O estágio curricular no Curso compreende uma carga horária de 900 horas, correspondendo a 20% da carga horária total do curso. O estágio acontece no 9º e 10º períodos do Curso, conforme artigo 7º das DCN´s do Curso de Enfermagem (resolução CNE/CES Nº 3, de 07 de novembro de 2001), sendo momento privilegiado da articulação teórico-prática e da consolidação da formação do graduando.

O procedimento didático-pedagógico-científico proposto busca proporcionar ao discente uma oportunidade de vivenciar experiências orientadas por princípios éticos, que permitam o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas, visando à integração dos conteúdos teóricos e práticos de sua futura profissão, com vivência no seu campo de atuação.

Toda essa dinâmica do estágio será regida por regulamento próprio, anexado ao PPC do curso e disponibilizado para toda a comunidade acadêmica.

Regulamentação de TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso, previsto na matriz curricular do curso, visa propiciar a autonomia do discente e demonstrar o grau de conhecimento adquirido, o aprofundamento temático, bem como o estímulo à produção científica, consulta à bibliografia especializada, o aprimoramento de capacidade de interpretação e a crítica às diversas realidades com as quais se depara. O TCC no curso é objeto de regulamento próprio, atendendo à concepção curricular do projeto pedagógico, com atividades no decorrer dos dois últimos semestres do curso, sendo sua apresentação para banca examinadora no décimo semestre.

O Trabalho de Conclusão de Curso é uma importante experiência no processo de aprendizado do aluno no que diz respeito à educação continuada. Com conhecimentos iniciados na disciplina Metodologia do Trabalho Acadêmico e Científico, no primeiro período do curso, visando a identificar objetivos, pesquisar os meios, estudar a avaliação de projetos, conhecer linhas a serem seguidas no projeto e, a partir destes conhecimentos, utilizá-los para auxiliar na construção do projeto e, numa etapa seguinte, na redação dos seus TCC´s. A expectativa é de que, já nesta disciplina, o discente possa desenvolver habilidades técnicas de revisão bibliográfica e a produção de trabalhos acadêmicos.

No 9º período, o graduando desenvolve seu projeto de pesquisa, assim como inicia as atividades de pesquisa e/ou revisão bibliográfica de forma mais substanciada e de redação e articulação de conceitos/categorias/teorias. No décimo período, há o desenvolvimento completo do Trabalho de Conclusão de Curso, assim como a apresentação para banca examinadora.

O Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal o aprimoramento e a integração dos conhecimentos e dos conteúdos apreendidos durante a formação com vistas à atuação profissional e às possibilidades de formação continuada do aluno, uma vez que, a partir do TCC, o aluno estará apto a escrever textos de caráter acadêmico-científico, sentindo-se estimulado à continuidade de atividades acadêmicas em nível de pós-graduação lato e stricto sensu, na perspectiva da educação continuada estimulada pela Soberana.

O Trabalho de Conclusão de Curso conta com as seguintes normas gerais:

  • Deverá ser orientado individualmente por um professor orientador, escolhido pelo discente, que pode ser definido, tendo em vista a proximidade do tema escolhido pelo aluno e a área de competência do docente;
  • É atividade acadêmica permitida somente a alunos devidamente matriculados no Curso e nas disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso do último ano do curso;
  • A disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso I” é pré-requisito para a matrícula na disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso II”;
  • O Trabalho deverá ser apresentado para banca examinadora, composta por três membros do corpo docente da instituição, sendo um deles o orientador do aluno;
  • O Trabalho deverá ser de caráter monográfico e individual, de acordo com as normas vigentes da ABNT;

Os trabalhos aprovados pela banca serão encadernados e enviados para consulta pública na biblioteca, além de serem entregues também em mídia digital, uma vez a concretização do repositório institucional próprio para os TCC´s vinculado ao site da Soberana.

Ressalta-se ainda que a Instituição contará com um acervo bibliográfico e acesso a periódicos nacionais e internacionais que servirão para busca de informação durante a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.
O regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso, com todas as especificidades que envolvem seu funcionamento, como requisitos de frequência às orientações, notas parciais e nota final, operacionalização das orientações e das bancas examinadoras, dentre outros, está anexado ao PPC do curso e disponibilizado para toda a comunidade acadêmica.

REGULAMENTO DO REGIME ESPECIAL DE ESTUDOS

DA DEFINIÇÃO

Art. 1º O Regime Especial destina-se ao tratamento diferenciado para os discentes regularmente
matriculados e enquadrados nas situações descritas no Decreto-Lei nº 1.044/69, na Lei nº 6.202/75 e na Lei
nº 10.421/02.

§1º. O Regime Especial compreende a compensação das atividades acadêmicas a serem realizadas pelo
discente de forma estabelecida pela Instituição, salvo as avaliações e as atividades presenciais obrigatórias, necessariamente realizadas nas dependências da Instituição.

§2º. As atividades caracterizadas como Atividades Práticas dos Cursos, incluídos os estágios, por sua
natureza, não são contempladas no Regime Especial, considerando a impossibilidade de substituição das
atividades inerentes às disciplinas.

§3º. No caso de necessária ausência superior a 25% (vinte e cinco por cento) em disciplinas com carga
horária prática e/ou estágios supervisionados, caberá ao aluno o trancamento da matrícula e sua posterior
integralização, quando do término do regime especial de estudos.

§4º. Será observado o comprometimento de continuidade do processo pedagógico de aprendizado para a concessão do Regime Especial.

Art. 2º São direitos do discente sob Regime Especial a compensação da ausência às aulas mediante a
realização das atividades acadêmicas sem prática presencial obrigatória que deverão ser cumpridas em
regime domiciliar, conforme determinado pela Instituição.

Faça o download do Regimento completo no botão no início do texto.

Estudantes

Aulas no Semestre

Provas Aplicadas

Infraestrutura do Curso

Laboratórios, ambientes e cenários para práticas didáticas

Os laboratórios, juntamente com as clínicas e os núcleos de práticas didáticas, são componentes diferenciais e prioritários da Soberana para a formação acadêmica do corpo discente e atendem às necessidades institucionais.

Todos os esforços financeiros são concentrados para promover utilidade dos laboratórios para a pesquisa, inovação e atendimento à comunidade.

A Instituição dispõe de laboratórios e instalações especiais que atendem às necessidades dos cursos e que são adequados ao número de usuários, quando do desenvolvimento das atividades acadêmicas. Os discentes contam ainda com o apoio de técnicos de laboratórios habilitados para conduzir as práticas conduzidas, segundo as normas definidas. As salas dos laboratórios e instalações especiais têm boa acústica interna, ventilação, com uso de ar-condicionado, adequada às necessidades climáticas, com iluminação artificial e condições de higiene satisfatórias às ações de ensino. O pessoal técnico-administrativo organiza e controla todos os instrumentos de uso dos laboratórios, apoiando os alunos.

A infraestrutura física dos laboratórios, ambientes e cenários para práticas didáticas atendem de maneira adequada às necessidades institucionais, aos requisitos de acessibilidade, iluminação, ventilação, segurança e conservação, por meio de uma rotina de manutenção adequada, garantindo sua limpeza e estado de conservação.

A IES conta com os seguintes laboratórios e ambientes para práticas:

Infraestrutura do Curso

Laboratório Morfofuncional (Anatomia)

O Laboratório Morfofuncional possui ambiente climatizado, equipado com Datashow, televisores de uso múltiplo, bancadas, mesas hexagonais para permitir múltiplos layout de ensino.

Além da realização de aulas práticas, o Laboratório de Morfofuncional também será utilizado para realização de práticas extraclasse, como monitorias e pesquisas envolvendo alunos e professores e também para estudo extraclasse individual ou em grupos, mediante agendamento no próprio laboratório.

O Laboratório Morfofuncional permite que os estudantes conheçam e compreendam o corpo humano por meio de ferramentas de ensino que os aproximem da prática profissional.

O espaço agrega múltiplas ferramentas de ensino que priorizam a anatomia viva, anatomia de superfície, a imaginologia médica e os procedimentos da prática clínica, permitindo o estudo integrado da estrutura e do funcionamento do corpo humano, ou seja, da anatomia humana, histologia, embriologia, fisiologia e patologia e a também a integração entre teoria e prática.

Infraestrutura do Curso

Laboratório de Semiologia I e II

O Laboratório de Semiologia tem uma área adequada a necessidade,  sendo um espaço utilizado para o estudo e prática da semiologia de diversas profissões.

A semiologia é a ciência que se dedica ao estudo dos sinais e sintomas das doenças, utilizando métodos de observação, entrevista e exame físico para realizar a avaliação clínica de um paciente nesse laboratório.

Nesse laboratório, os estudantes de têm a oportunidade de aprender e aprimorar suas habilidades por meio da interação com pacientes simulados, também conhecidos como pacientes padronizados.

Esses pacientes simulados são atores ou pessoas treinadas que desempenham o papel de pacientes com diferentes condições clínicas, permitindo que os estudantes enfrentem cenários clínicos reais e pratiquem suas habilidades de história clínica, exame físico e elaboração de hipóteses diagnósticas.

Tour Virtual

Infraestrutura do Curso

Laboratório de Práticas funcionais – Multidisciplinar I

O Laboratório é equipado com bancadas adaptadas com sistema de água, ar e chama.

Equipamentos de segurança coletivo (EPC), quadro branco, Agitador magnético, Balança eletrônica digital, Banho-Maria, Capela de Exaustão de Gases, Chuveiro de Emergência, Destilador de Água, Estufa de secagem, Geladeira, Manta aquecedora, Phmetro, termômetro, vidraria completa, materiais de suporte para as práticas laboratoriais, 60 bancos, ar condicionado, centrífuga, balança eletrônica, espectrofotômetro, estufa analógica e microscópios biológicos.

O Laboratório é destinado às aulas práticas das áreas de Bioquímica, Química Orgânica Farmacologia e Fisiologia, dentre outros, dos todos os cursos com a disponibilidade dos discentes utilizarem suas dependências para estudo livre, após agendamento, atividades de extensão e iniciação científica.

Infraestrutura do Curso

Sala de Preparo

A sala de apoio dos Laboratórios de Saúde mede 23,22 m², tem o intuito de dar suporte para as aulas práticas a serem ministradas, bem como confecção de placas de microbiologia, reagentes analíticos e soluções fisiológicas, da mesma forma local para esterilização de vidraria e material biológico.

A Sala de Preparo contém vidraria, estantes de aço, materiais de uso e consumo e insumos. A Sala de Preparo é o espaço destinado ao armazenamento (material de uso e consumo), esterilização / desinfecção e preparação de reagentes para as disciplinas comuns aos cursos de saúde.

Este espaço é reservado apenas para funcionários e professores, tendo uma ação de suporte para as aulas práticas de saúde.

Infraestrutura do Curso

Laboratório de Alta Complexidade

Os espaços para atualização e atuação dos discentes na sua formação, os espaços contam com bancadas tipo arquibancada para os discentes assistirem as aulas e participarem atividade nos consultórios ou leitos, que ainda podem ser observados através de um corredor intermediário onde o docente pode se comunicar com o discente sem haver necessariamente o contato direto, dando privacidade e assim podendo melhor avaliá-lo.

Infraestrutura do Curso

Consultórios ou enfermarias simuladas e sala de observação docente

Os consultórios simulados são destinados para o aluno ambientar-se no seu papel profissional diante de um paciente em ambiente controlado.

Praticar atendimentos ambulatoriais, consultas simuladas de rotina, acompanhamentos de pacientes em tratamentos específicos simulados, comunicação de más notícias em um ambiente controlado, e diversos cenários comportamentais.

Os consultórios simulados possuem sala de observação utilizada para que o docente supervisione o atendimento sem interferência direta para posterior discussão e feedback imediato.

Espaço com 6 (seis) leitos, destinado à realização de treinos de habilidades e cenários com simuladores e pacientes estandardizados, reproduzindo uma unidade de enfermaria.

Permite ao aluno a experiência de treinos em ambientes controlados e a prática multiprofissional.

Infraestrutura do Curso

Laboratório de Simulação Realística

Espaço que permite o desenvolvimento das mais apuradas competências do aluno, onde é possível trabalhar de forma integrada diversas desenvolturas. Propicia o treino de tomada de decisão, raciocínio clínico e atitudinal, seguida de um momento de reflexão (debriefing). Ambiente altamente reversível, munido de alta tecnologia, que possibilita a construção de diferentes cenários.

Complementando a simulação avançada há uma sala de observação para cada sala avançada ou sala debriefing que se destina a observação e discussão dos cenários realizados no centro de simulação, com possibilidade de receber a gravação ou transmissão ao vivo dos cenários.

Infraestrutura do Curso

Laboratório de Habilidades Cirúrgicas

Ambiente destinado ao aprendizado prático e treinamento repetitivo de habilidades cirúrgicas necessárias à atuação profissional, trabalhando em pares para procedimentos não invasivos e/ou em simuladores de fidelidade baixa ou intermediária, possibilitando a prática em ambiente controlado, antes de atuar na prática profissional.

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