Regulamentação de Estágio
O Estágio Supervisionado é uma atividade curricular de destaque desenvolvida ao longo do último ano da formação acadêmica, proporcionando ao aluno o contato com a realidade profissional e social da comunidade local.
Neste estágio o aluno exercita todas as disciplinas ministradas até aquele momento, desde conteúdo do núcleo básico das Ciências da Saúde, como Anatomia e Fisiologia, por exemplo, passando pelas disciplinas ligadas às áreas humanas como Sociologia e Antropologia e Psicologia aplicadas ao contexto da atuação pré- profissional do discente. O foco principal recai, pela natureza do estágio, sobre as disciplinas específicas do curso, que são acompanhadas pelo professor habilitado em cada especialidade da Enfermagem.
Entende-se, dessa forma, que o estágio possibilita a abertura de espaço para um trabalho orgânico e comprometido, devendo as experiências por ele proporcionadas envolver atividades e observações realizadas em confronto com subsídios das diferentes áreas do Curso. Trata-se, isso posto, de um exercício pré-profissional em que o estudante aplica, sob supervisão docente, os conhecimentos teóricos adquiridos no curso e toma contato com as atividades práticas de sua área desenvolvendo as habilidades necessárias ao exercício profissional.
O estágio deve servir, ainda, como fonte de referência para a permanente adequação dos programas e práticas pedagógicas das disciplinas do Curso às necessidades profissionais dos alunos. O estágio supervisionado está calcado na filosofia básica do Curso, representada por uma proposta político-pedagógica que contempla a formação generalista, a relação teoria/prática, o compromisso social do cirurgião-dentista e o trabalho coletivo interdisciplinar.
No período em que desenvolve seu programa de estágio curricular, o aluno conta com o apoio da coordenação do curso e dos professores das disciplinas Estágio Supervisionado, definidos tendo em vista cada uma das especialidades desenvolvidas no curso. Além do conteúdo de cada especialidade trabalhada nessas disciplinas, aos professores da disciplina também cabe a orientação aos alunos a respeito dos aspectos éticos e legais envolvidos e o desenvolvimento das principais competências profissionais requeridas pela sociedade contemporânea.
O Estágio Supervisionado tem por finalidade proporcionar ao aluno uma vivência profissional, que lhe garanta a vivência com os campos de atuação profissional. Deve oferecer ao aluno oportunidade de realizar atividades profissionais supervisionadas que propiciem o desenvolvimento das aptidões, competências e habilidades estabelecidas na proposta curricular para a formação do Bacharel em Enfermagem, a saber:
- Confrontar e aplicar os conhecimentos teórico-práticos trabalhados ao longo do curso, com a realidade profissional;
- Utilizar as competências desenvolvidas, juntamente com a criatividade, a autonomia, o agir ético e solidário, diante das situações vivenciadas;
- Desenvolver a capacidade de investigação científica e habilidade técnica na elaboração e execução de projetos, nas diferentes áreas da Enfermagem;
- Possibilitar a construção da identidade profissional, o que remete à necessidade de constante reflexão e análise crítica da prática profissional.
Assim, as atividades planejadas e desenvolvidas devem ser articuladas e compartilhadas com os serviços, instituições e profissionais, onde se desenvolve a atividade. O estágio curricular do curso compreende a atuação de supervisor docente do curso, coordenador das atividades na IES, bem como a presença de profissional da área, no local campo de estágio, devidamente credenciado junto ao Conselho Regional.
O estágio curricular no Curso compreende uma carga horária de 850 horas, correspondendo a 20% da carga horária total do curso. Ocorre no 9º e 10º períodos do Curso, conforme artigo 7º das DCN´s do Curso de Enfermagem (resolução CNE/CES Nº 3, de 07 de novembro de 2001), sendo momento privilegiado da articulação teórico-prática e da consolidação da formação do graduando.
Em síntese, o estágio curricular no curso conta com os seguintes preceitos:
O procedimento didático-pedagógico-científico proposto busca proporcionar ao discente uma oportunidade de vivenciar experiências orientadas por princípios éticos, que permitam o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas, visando à integração dos conteúdos teóricos e práticos de sua futura profissão, com vivência no seu campo de atuação.
- Para a realização da atividade, serão definidos campos de Estágio com a participação do aluno estagiário, do Supervisor de Estágio do Curso e Supervisor graduado da unidade concedente de estágio na área;
- A atividade deverá contar com a interação contínua entre Estagiário, Docente Supervisor de Estágio do curso e Supervisor de Estágio da unidade concedente, sendo fundamental para o bom desenvolvimento do programa de aprendizagem, tanto no que concerne às atividades técnico-científicas, quanto de avaliação e de execução do plano de trabalho;
- O estágio curricular do curso de Enfermagem deve abranger as seguintes áreas: Hospitais Gerais e Especializados, Ambulatórios, Rede Básica de Serviços de Saúde e Comunidades, eixos primordiais do curso em conformidade com o artigo 7º das DCN´s para o Curso de Enfermagem;
- É atividade destinada a aluno regularmente matriculado no curso e apto a efetuar a atividade acadêmica;
- Deve ocorrer no 9º e 10º períodos do Curso;
- Não há abono de faltas, devendo a carga horária de 850 horas ser cumprida integralmente;
- Somente poderá ocorrer com espaços de campo profissional devidamente conveniados com a IES para a realização da atividade;
- Deve estar em consonância com o disposto na Lei 11.788/2008, que dispõe sobre estágio de estudantes, assim como pelas normas dispostas no Conselho Regional de Enfermagem;
- O Estágio Supervisionado deve contar com o acompanhamento do professor supervisor em campo de estágio;
- A atividade prevê a realização de encontros individuais e coletivos semanais com o professor supervisor;
- O discente deve elaborar ao final de cada etapa da atividade de estágio curricular, relatório de atividades;
- As atividades de estágio curricular devem ser planejadas em conjunto com os profissionais do serviço, bem como com o profissional técnico responsável Enfermeiro;
- Todas as atividades desenvolvidas pelos alunos serão avaliadas por meio da Ficha de Avaliação Prática a ser preenchida pelo professor supervisor, no momento da avaliação do estágio do discente.
Toda essa dinâmica do estágio será regida por regulamento próprio, anexado ao PPC do curso e disponibilizado para toda a comunidade acadêmica.