CURSO DE ODONTOLOGIA - INTEGRAL

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BACHARELADO EM ODONTOLOGIA

O cirurgião-dentista graduado pela SOBERANA terá uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva que lhe permitirá desempenhar suas funções de forma eficiente e criativa embasado no rigor técnico, científico e ético, sendo também comunicativo, proativo, empreendedor, desempenhando atitude de liderança, envolvendo-se com inovações tecnológicas atuando em todos os níveis de atenção à saúde bem como ser participativo frente as políticas sociais, ambientais e culturais.

Carga Horária

Período Integral

Segunda à Sexta

07h30 - 18h50

Calendário
Acadêmico

Atualizado

Contato para
Bolsas

(87) 3867-7050

Matriz Curricular

Ingressantes a partir de:

2023.1

Matriz Curricular

Ingressantes até:

2022.2

Coordenador

Fábio Carmona Tirintan

Graduação

Doutor em Ciências Odontológicas Integradas com Ênfase em Endodontia

Email

Lattes

Horários da Coordenação

Atendimento aos discentes

Segunda-Feira

17h10 - 19h10

Terça-Feira

15h10 - 20h10

Quinta-Feira

13h00 - 14h30

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Corpo Docente

Odontologia

Perfil do Egresso

O cirurgião-dentista graduado pela SOBERANA terá uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva que lhe permitirá desempenhar suas funções de forma eficiente e criativa embasado no rigor técnico, científico e ético, atuando em todos os níveis de atenção à saúde. Este profissional integral deverá ter consciência e capacidade técnica que lhe permita atuar sobre as necessidades gerais da comunidade, atendendo o paciente como uma unidade bio-psico-social, praticando a ciência odontológica de forma a priorizar a promoção da saúde buscando sempre a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Este profissional assim formado jamais considerará sua educação como um produto acabado, estará em contínua busca de novas soluções, e aquisição de novos conhecimentos que venham ampliar e enriquecer sua prática diária com base nas constantes transformações sócio-histórico-culturais do grupo social que estiver inserido. Capacitado à leitura e interpretação de perfis epidemiológicos será capaz de adaptar sua prática de forma a atender as necessidades individuais e coletivas de seu meio.

Ademais, além de formar profissionais para o mercado de trabalho, a SOBERANA almeja formar profissionais, que tenham um conhecimento científico sólido, que apresentem-se como sujeitos inovadores e criativos, e cidadãos plenos de sua responsabilidade social.

Objetivo do Curso: Geral e Específico

Objetivo geral

O Curso de Odontologia a ser ministrado pela SOBERANA, considerando a importância do Odontologista no contexto socioeconômico, cultural e político do país como um profissional e cidadão comprometido com os interesses que emanam da sociedade, objetiva capacitar o profissional com uma formação adequada ao exercício da prática odontológica calcada na promoção, prevenção e reabilitação da saúde.

Este profissional deve ser capaz de analisar criticamente problemas, detectar demandas e propor e efetuar medidas de solução as questões de saúde relevantes, numa prática profissional embasada em princípios éticos e qualidade técnica. Há que se plantar durante o curso de graduação a semente da educação enquanto processo contínuo, capacitando o futuro profissional a jamais interromper seu crescimento profissional e por ele ser responsável. O Cirurgião-dentista graduado pela SOBERANA vai entender e perceber a saúde como direito do cidadão, terá condições de ampliar a percepção do paciente e do binômio saúde/doença, extrapolando o enfoque vinculado à unidade patológica.

Objetivos específicos

O acadêmico de Odontologia da SOBERANA, com formação generalista, deve compreender a saúde como direito do cidadão e empregar a técnica adquirida na graduação para promovê-la, preveni-la, mantê-la e recuperá-la quando necessário respeitando os princípios éticos inerentes à profissão, respeitando e valorizando o ser humano.

O desenvolvimento cognitivo das habilidades e atitudes deve priorizar os seguintes aspectos: formação básica e profissionalizante sólidas; treinamento e capacitação para desenvolver atividades educacionais em saúde odontológica preventiva e procedimentos no âmbito restaurador, seja tanto no nível coletivo quanto individual; consistente suporte bio-tecnológico; formação humanística e ética e arrojado espírito investigador científico.

O graduado deverá ser capaz de demonstrar conhecimentos e compreensão sobre:

    • As bases científicas que fundamentam a compreensão das doenças mais prevalentes na cavidade bucal, sua etiologia, patogenia, diagnóstico e tratamento bem como de suas sequelas;
    • Aplicação, integração e relevância dos princípios gerais das ciências médicas e correlatas para a saúde bucal e as doenças que a acometem;
    • As características prevalentes dos distúrbios buco-maxilo-faciais;
    • As inter-relações entre doença bucais e manifestações sistêmicas dos efeitos terapêuticos odontológicos;
    • As regras de biossegurança necessárias ao cuidado de saúde na comunidade e suas responsabilidades éticas e legais;
    • Métodos e técnicas de investigação científica;
    • Coleta, análise e investigação de dados visando a construção de um diagnóstico.

O aluno deverá ser estimulado a:

  • Identificar os aspectos socioeconômicos, culturais e biológicos das doenças prevalentes em sua região de atuação;
  • Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente de forma eficiente e eficaz na promoção da saúde;
  • Exercer sua profissão como forma de participação e contribuição social;
  • Despertar e cultivar o espírito crítico e reflexivo, visando seu desenvolvimento individual e o crescimento e expansão da ciência Odontológica.

Regulamentação de Estágio

O Curso de Odontologia da SOBERANA buscou fundamentar o modelo de Estágio Supervisionado nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Odontologia (Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002), que garante o desenvolvimento de estágios curriculares com orientação docente.

Dessa forma, o estágio do curso é integrante da sua dinâmica curricular, realizado através das disciplinas de Estágio Supervisionado (Clínica Integrada) I, II, III IV, V, VI, sendo realizado de forma articulada e com complexidade crescente ao longo do processo de formação do aluno, como prevêem as diretrizes citadas. A carga horária total do estágio é de 1254 horas, perfazendo 25,3% do total da carga horária do curso e superando, assim, o mínimo de 20% proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.

O estágio supervisionado em Clínica Integrada é uma atividade curricular de destaque desenvolvida ao longo da segunda metade da formação acadêmica, proporcionando ao aluno o contato com a realidade profissional e social da comunidade local. Neste estágio o aluno exercita todas as disciplinas ministradas até aquele momento, desde conteúdos do núcleo básico das Ciências da Saúde, como Anatomia, Fisiologia, e Farmacologia passando pelas disciplinas ligadas às áreas humanas como Sociologia e Antropologia e Psicologia aplicadas ao contexto da atuação pré-profissional do discente. O foco principal recai, pela natureza do estágio, sobre as disciplinas específicas do curso, que são acompanhadas pelo professor habilitado em cada especialidade da Odontologia.

Entende-se, dessa forma, que o estágio possibilita a abertura de espaço para um trabalho orgânico e comprometido, devendo as experiências por ele proporcionadas envolver atividades e observações realizadas em confronto com subsídios das diferentes áreas do Curso. Trata-se, isso posto, de um exercício pré-profissional em que o estudante aplica, sob supervisão docente, os conhecimentos teóricos adquiridos no curso e toma contato com as atividades práticas de sua área desenvolvendo as habilidades necessárias ao exercício profissional.

O estágio deve servir, ainda, como fonte de referência para a permanente adequação dos programas e práticas pedagógicas das disciplinas do Curso às necessidades profissionais dos alunos. O estágio supervisionado está calcado na filosofia básica do Curso, representada por uma proposta político-pedagógica que contempla a formação generalista, a relação teoria/prática, o compromisso social do cirurgião-dentista e o trabalho coletivo interdisciplinar.

No período em que desenvolve seu programa de estágio curricular, o aluno conta com o apoio da coordenação do curso e dos professores das disciplinas Estágio Supervisionado - Clínica Integrada, definidos tendo em vista cada uma das especialidades desenvolvidas no curso. Além do conteúdo de cada especialidade trabalhada nessas disciplinas, aos professores da disciplina também cabe a orientação aos alunos a respeito dos aspectos éticos e legais envolvidos e o desenvolvimento das principais competências profissionais requeridas pela sociedade contemporânea.

Todas as atividades desenvolvidas pelos alunos ficarão registradas nos prontuários dos pacientes em arquivos próprios da Clínica Integrada, preenchidos pelos discentes sob orientação dos professores- supervisores. Além disso, há a Ficha de Avaliação Prática a ser preenchida por cada professor no momento da avaliação do estágio do discente. Toda essa dinâmica do estágio e do funcionamento da Clínica Integrada são regidos por regulamento próprio, anexado ao PPC do curso (anexo IV) e disponibilizado para toda a comunidade acadêmica.

Regulamentação de Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso, previsto na matriz curricular do curso, visa propiciar aos acadêmicos a oportunidade de demonstrar o grau de conhecimento adquirido, o aprofundamento temático, bem como o estímulo à produção científica, a consulta à bibliografia especializada, o aprimoramento de capacidade de interpretação e a crítica às diversas realidades com as quais se depara. O TCC em Odontologia é objeto de regulamento próprio, atendendo à concepção curricular do projeto pedagógico e deverá ser apresentado pelo aluno no final do 10º período do curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso é uma importante experiência no processo de aprendizado do aluno no que diz respeito à educação continuada. Com conhecimentos prévios iniciados na disciplina “Metodologia do Trabalho Acadêmico e Científico” no primeiro período, o aluno cursa, no nono período do curso, a disciplina Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso, (com 44 horas/aula), visando a identificar objetivos, pesquisar os meios, estudar avaliação de projetos, conhecer linhas a serem seguidas no projeto e, a partir destes conhecimentos, utilizá-los para auxiliar na construção do projeto e, numa etapa seguinte, na redação dos seus TCC´s. A expectativa é de que, já nesta disciplina, o discente possa desenvolver habilidades técnicas de revisão bibliográfica e a produção de alguns trabalhos acadêmicos.

No último período, o graduando desenvolve, então, o seu Trabalho de Conclusão de Curso, sendo orientado individualmente por um professor orientador, escolhido pelo discente, que pode ser definido tendo em vista a proximidade do tema escolhido pelo aluno e a área de competência do docente. Para isso, o aluno deverá estar matriculado na disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso” do décimo período, com total de 44 horas/aula. Todos os trabalhos serão apresentados para banca examinadora composta por três membros do corpo docente da instituição, sendo um deles o orientador do aluno. Todos os trabalhos aprovados pela banca serão encadernados e enviados para consulta pública na biblioteca, além de serem entregues também em mídia digital.

É importante ressaltar que o Trabalho de Conclusão de Curso de Odontologia tem como objetivo principal o aprimoramento e a integração dos conhecimentos e dos conteúdos apreendidos durante a formação com vistas à atuação profissional e às possibilidades de formação continuada do aluno, uma vez que, a partir do TCC, o aluno estará apto a escrever textos de caráter acadêmico-científico, sentindo-se estimulado a dar continuidade a este trabalho, por meio de uma pós-graduação lato sensu e/ou stricto sensu. Ressalta-se ainda que a Instituição contará com um acervo bibliográfico e acesso a periódicos nacionais e internacionais que servirão para busca de informação durante a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

O estágio deve servir, ainda, como fonte de referência para a permanente adequação dos programas e práticas pedagógicas das disciplinas do Curso às necessidades profissionais dos alunos. O estágio supervisionado está calcado na filosofia básica do Curso, representada por uma proposta político-pedagógica que contempla a formação generalista, a relação teoria/prática, o compromisso social do cirurgião-dentista e o trabalho coletivo interdisciplinar.

O regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso, com todas as especificidades que envolvem seu funcionamento, está anexado ao PPC (anexo V) e disponível para toda a comunidade acadêmica.

REGULAMENTO DO REGIME ESPECIAL DE ESTUDOS

DA DEFINIÇÃO

Art. 1º O Regime Especial destina-se ao tratamento diferenciado para os discentes regularmente
matriculados e enquadrados nas situações descritas no Decreto-Lei nº 1.044/69, na Lei nº 6.202/75 e na Lei
nº 10.421/02.

§1º. O Regime Especial compreende a compensação das atividades acadêmicas a serem realizadas pelo
discente de forma estabelecida pela Instituição, salvo as avaliações e as atividades presenciais obrigatórias, necessariamente realizadas nas dependências da Instituição.

§2º. As atividades caracterizadas como Atividades Práticas dos Cursos, incluídos os estágios, por sua
natureza, não são contempladas no Regime Especial, considerando a impossibilidade de substituição das
atividades inerentes às disciplinas.

§3º. No caso de necessária ausência superior a 25% (vinte e cinco por cento) em disciplinas com carga
horária prática e/ou estágios supervisionados, caberá ao aluno o trancamento da matrícula e sua posterior
integralização, quando do término do regime especial de estudos.

§4º. Será observado o comprometimento de continuidade do processo pedagógico de aprendizado para a concessão do Regime Especial.

Art. 2º São direitos do discente sob Regime Especial a compensação da ausência às aulas mediante a
realização das atividades acadêmicas sem prática presencial obrigatória que deverão ser cumpridas em
regime domiciliar, conforme determinado pela Instituição.

Estudantes

Aulas no Semestre

Provas Aplicadas

Infraestrutura do Curso

Laboratórios, ambientes e cenários para práticas didáticas

Os laboratórios, juntamente com as clínicas e os núcleos de práticas didáticas, são componentes diferenciais e prioritários da Soberana para a formação acadêmica do corpo discente e atendem às necessidades institucionais.

Todos os esforços financeiros são concentrados para promover utilidade dos laboratórios para a pesquisa, inovação e atendimento à comunidade.

A Instituição dispõe de laboratórios e instalações especiais que atendem às necessidades dos cursos e que são adequados ao número de usuários, quando do desenvolvimento das atividades acadêmicas. Os discentes contam ainda com o apoio de técnicos de laboratórios habilitados para conduzir as práticas conduzidas, segundo as normas definidas. As salas dos laboratórios e instalações especiais têm boa acústica interna, ventilação, com uso de ar-condicionado, adequada às necessidades climáticas, com iluminação artificial e condições de higiene satisfatórias às ações de ensino. O pessoal técnico-administrativo organiza e controla todos os instrumentos de uso dos laboratórios, apoiando os alunos.

A infraestrutura física dos laboratórios, ambientes e cenários para práticas didáticas atendem de maneira adequada às necessidades institucionais, aos requisitos de acessibilidade, iluminação, ventilação, segurança e conservação, por meio de uma rotina de manutenção adequada, garantindo sua limpeza e estado de conservação.

A IES conta com os seguintes laboratórios e ambientes para práticas:

Infraestrutura do Curso

Laboratório Morfofuncional (Anatomia)

O Laboratório Morfofuncional possui ambiente climatizado, equipado com Datashow, televisores de uso múltiplo, bancadas, mesas hexagonais para permitir múltiplos layout de ensino.

Além da realização de aulas práticas, o Laboratório de Morfofuncional também será utilizado para realização de práticas extraclasse, como monitorias e pesquisas envolvendo alunos e professores e também para estudo extraclasse individual ou em grupos, mediante agendamento no próprio laboratório.

O Laboratório Morfofuncional permite que os estudantes conheçam e compreendam o corpo humano por meio de ferramentas de ensino que os aproximem da prática profissional.

O espaço agrega múltiplas ferramentas de ensino que priorizam a anatomia viva, anatomia de superfície, a imaginologia médica e os procedimentos da prática clínica, permitindo o estudo integrado da estrutura e do funcionamento do corpo humano, ou seja, da anatomia humana, histologia, embriologia, fisiologia e patologia e a também a integração entre teoria e prática.

Infraestrutura do Curso

Laboratório de Semiologia I e II

O Laboratório de Semiologia tem uma área adequada a necessidade,  sendo um espaço utilizado para o estudo e prática da semiologia de diversas profissões.

A semiologia é a ciência que se dedica ao estudo dos sinais e sintomas das doenças, utilizando métodos de observação, entrevista e exame físico para realizar a avaliação clínica de um paciente nesse laboratório.

Nesse laboratório, os estudantes de têm a oportunidade de aprender e aprimorar suas habilidades por meio da interação com pacientes simulados, também conhecidos como pacientes padronizados.

Esses pacientes simulados são atores ou pessoas treinadas que desempenham o papel de pacientes com diferentes condições clínicas, permitindo que os estudantes enfrentem cenários clínicos reais e pratiquem suas habilidades de história clínica, exame físico e elaboração de hipóteses diagnósticas.

Tour Virtual

Infraestrutura do Curso

Laboratório de Práticas funcionais – Multidisciplinar I

O Laboratório é equipado com bancadas adaptadas com sistema de água, ar e chama.

Equipamentos de segurança coletivo (EPC), quadro branco, Agitador magnético, Balança eletrônica digital, Banho-Maria, Capela de Exaustão de Gases, Chuveiro de Emergência, Destilador de Água, Estufa de secagem, Geladeira, Manta aquecedora, Phmetro, termômetro, vidraria completa, materiais de suporte para as práticas laboratoriais, 60 bancos, ar condicionado, centrífuga, balança eletrônica, espectrofotômetro, estufa analógica e microscópios biológicos.

O Laboratório é destinado às aulas práticas das áreas de Bioquímica, Química Orgânica Farmacologia e Fisiologia, dentre outros, dos todos os cursos com a disponibilidade dos discentes utilizarem suas dependências para estudo livre, após agendamento, atividades de extensão e iniciação científica.

Infraestrutura do Curso

Laboratório Multidisciplinar II

O Laboratório Multidisciplinar II possui uma área total de cerca  40m2, equipado com 4 bancadas adaptadas com sistema e água, ar e chama, 20 microscópios binoculares, quadro branco, 8 mesas, 40 banquetas de madeira, projetor multimídia e um conjunto de lâminas de morfologia e patologia.

O Laboratório é destinado às aulas práticas das disciplinas de Fisiologia Humana, Imunologia, e Microbiologia além de disponibilizado aos discentes para estudo livre sob agendamento, atividades de Extensão e Iniciação Científica.

Infraestrutura do Curso

Laboratório Multidisciplinar III

O Laboratório Multidisciplinar III mede 48,9m². é equipado com 26 BOB simulador odontológico, 26 negatoscópios, 3 televisões, quadro branco, 1 pia para expurgo,1 pia para lavagem do material, 1 estufa de secagem, 2 armários de ferro para a guarda dos materiais coletivos (devidamente etiquetados), 27 cadeiras de rodinhas.

Além disso, também temos 3 secadores, 1 recortador de gesso, marcenaria para armazenamento de materiais e 2 salas para RX , 3 fotopolimerizadores e 6 caixas reveladoras. Destinado às aulas práticas de Prótese Removível I, prótese Fixa I, Propedêutica II, Odontopediatria e Escultura Dental.

Infraestrutura do Curso

Laboratório Multidisciplinar IV

O Laboratório Multidisciplinar IV, mede 43,68m² está equipado com 25 BOB simulador odontológico, 25 luminárias individuais por BOB, 1 pia, 1 cortador de gesso, 1 quadro de vidro, 1 data-show, 1 caixa de som.

26 cadeiras giratórias, 4 caixas reveladoras e fica situado dentro da clínica odontológica.

Destinado às aulas práticas de Endodontia I e II, Prótese Removível e Odontopediatria.

Infraestrutura do Curso

Clínica Odontológica

A Soberana possui uma clínica odontológica, com 150m², na qual os alunos colocam em prática o que foi visto nos 1º, 2º 3º períodos, sempre supervisionados pelos professores e pelo coordenador do curso de odontologia.

Localizada no Centro de Saúde I, possui 25 consultórios individuais, 2 salas de RX, 3 negatoscópios, 1 laboratório multidisciplinar com 25 equipos, 25 mesas auxiliares inox, 2 recortadores de gesso, 1 destilador de água para autoclave, 13 computadores. 13 câmeras intra oral, 1 aparelho de scanner, 4 aparelhos ultrassom e 4 aparelhos de jato de bicarbonato.

Contamos ainda com 1 aparelho DEA, 1 ambu e sala de expurgo: com pias e armários embutidos, 2 cubas ultrassônicas, 4 seladoras, sala de esterilização. O espaço é devidamente climatizado e equipado com recursos audiovisuais. Na recepção da clínica temos 7 longarinas com 3 assentos cada, 1 mesa escritório, 1 cadeira giratória, 1 arquivo, 2 aparelhos de ar condicionado; 1 bebedouro e 1 televisão.

Infraestrutura do Curso

Sala de Preparo

A sala de apoio dos Laboratórios de Saúde mede 23,22 m², tem o intuito de dar suporte para as aulas práticas a serem ministradas, bem como confecção de placas de microbiologia, reagentes analíticos e soluções fisiológicas, da mesma forma local para esterilização de vidraria e material biológico.

A Sala de Preparo contém vidraria, estantes de aço, materiais de uso e consumo e insumos. A Sala de Preparo é o espaço destinado ao armazenamento (material de uso e consumo), esterilização / desinfecção e preparação de reagentes para as disciplinas comuns aos cursos de saúde.

Este espaço é reservado apenas para funcionários e professores, tendo uma ação de suporte para as aulas práticas de saúde.

Infraestrutura do Curso

Laboratório de Alta Complexidade

Os espaços para atualização e atuação dos discentes na sua formação, os espaços contam com bancadas tipo arquibancada para os discentes assistirem as aulas e participarem atividade nos consultórios ou leitos, que ainda podem ser observados através de um corredor intermediário onde o docente pode se comunicar com o discente sem haver necessariamente o contato direto, dando privacidade e assim podendo melhor avaliá-lo.

Infraestrutura do Curso

Consultórios ou enfermarias simuladas e sala de observação docente

Os consultórios simulados são destinados para o aluno ambientar-se no seu papel profissional diante de um paciente em ambiente controlado.

Praticar atendimentos ambulatoriais, consultas simuladas de rotina, acompanhamentos de pacientes em tratamentos específicos simulados, comunicação de más notícias em um ambiente controlado, e diversos cenários comportamentais.

Os consultórios simulados possuem sala de observação utilizada para que o docente supervisione o atendimento sem interferência direta para posterior discussão e feedback imediato.

Espaço com 6 (seis) leitos, destinado à realização de treinos de habilidades e cenários com simuladores e pacientes estandardizados, reproduzindo uma unidade de enfermaria.

Permite ao aluno a experiência de treinos em ambientes controlados e a prática multiprofissional.

Infraestrutura do Curso

Laboratório de Simulação Realística

Espaço que permite o desenvolvimento das mais apuradas competências do aluno, onde é possível trabalhar de forma integrada diversas desenvolturas. Propicia o treino de tomada de decisão, raciocínio clínico e atitudinal, seguida de um momento de reflexão (debriefing). Ambiente altamente reversível, munido de alta tecnologia, que possibilita a construção de diferentes cenários.

Complementando a simulação avançada há uma sala de observação para cada sala avançada ou sala debriefing que se destina a observação e discussão dos cenários realizados no centro de simulação, com possibilidade de receber a gravação ou transmissão ao vivo dos cenários.

Infraestrutura do Curso

Laboratório de Habilidades Cirúrgicas

Ambiente destinado ao aprendizado prático e treinamento repetitivo de habilidades cirúrgicas necessárias à atuação profissional, trabalhando em pares para procedimentos não invasivos e/ou em simuladores de fidelidade baixa ou intermediária, possibilitando a prática em ambiente controlado, antes de atuar na prática profissional.

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