O PIC – Programa de Iniciação Científica oferecido pela SOBERANA Faculdade de Saúde é uma das principais portas de entrada ao mundo científico.
Ou seja, será um processo em que o nosso aluno receberá orientações de um professor, muitas vezes participando de encontros coletivos em grupos de estudos ou laboratórios, para aprofundar os conhecimentos em determinada área do seu curso, conhecer metodologias e técnicas para propor novas análises ou descobertas com raciocínio crítico mais desenvolvido.
Esse é um dos motivos para muitos graduandos que desejam ingressar na carreira acadêmica, e iniciar em sequência um mestrado ou doutorado, investirem na iniciação científica para terem mais base acadêmica após a graduação. O que não significa que quem quer se inserir logo no mercado de trabalho não possa aproveitar os aprendizados, é importante lembrar que muitas iniciações científicas são focadas em análises e em inovação e tecnologia.
Afinal, um dos principais objetivos de uma Iniciação Científica é que o estudante desenvolva pensamento científico e criativo para encontrar caminhos ao problema proposto no início da pesquisa, o que é exigido tanto no mercado de trabalho quando no ambiente acadêmico.