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VESTIBULAR FARMÁCIA

VENHA SER SOBERANA!

BACHARELADO EM FARMÁCIA

Curso autorizado pela portaria Nº 905, de 24 de dezembro de 2018 do Diário Oficial da União.

O Farmacêutico formado pela Soberana deverá ser um profissional com uma formação generalista, apto a atuar com competência, em todo o âmbito profissional farmacêutico e capacitado a atender às demandas do mundo do trabalho da região que está inserido. Deverá apresentar formação humanista, ética, empreendedora, crítica e reflexiva para atuar, com rigor científico, em todos os níveis de Atenção à Saúde.

Carga Horária

Noturno

Segunda à Sexta

18h20 - 22h50

Calendário
Acadêmico

Atualizado

Contato para
Bolsas

(87) 3867-7050

Matriz Curricular

Ingressantes até:

2022.2

Matriz Curricular

Ingressantes até:

2023.2

Matriz Curricular

Ingressantes a partir de:

2024.1

Coordenador

David Souza Silva

Graduação

Mestre em Biociências

Email

Lattes

Atue com eficiência

Desde o início, o aluno de Farmácia já tem contato com atuações práticas e teóricas, projetos e pesquisas de extensão. Diferenciais que fazem sua carreira avançar desde a graduação.

Horários da Coordenação

Farmácia

Terça-Feira

17h - 18h

Quarta-Feira

15h20 - 18h20

Quinta-Feira

14h - 18h

Sexta-Feira

18h10 - 20h20

Mais de 70 áreas pra você escolher em qual atuar. Vem pra Farmácia na Soberana!

Seja na estética e cosmética, gestão, educação, clínica ou laboratório, se você deseja seguir uma carreira profissional diferente, aqui você será um farmacêutico de sucesso na sua área de preferência!

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Horários das Turmas

2024.1

Calendário de Provas

2024.1

Corpo Docente

Farmácia

PPC

Projeto Pedagógico do Curso de Farmácia

Perfil do Egresso (PPC, página 41):

O farmacêutico graduado pela SOBERANA terá uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva que lhe permitirá desempenhar suas funções de forma eficiente e criativa embasado no rigor técnico, científico e ético, atuando em todos os níveis de atenção à saúde. Este profissional integral deverá ter consciência e capacidade técnica que lhe permita atuar sobre as necessidades gerais da comunidade, atendendo o paciente como uma unidade biopsicossocial, praticando a ciência da farmacologia de forma a priorizar a promoção da saúde buscando sempre a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Este profissional assim formado jamais considerará sua educação como um produto acabado, estará em contínua busca de novas soluções, e aquisição de novos conhecimentos que venham ampliar e enriquecer sua prática diária com base nas constantes transformações sócio-histórico-culturais do grupo social que estiver inserido. Deverá estar capacitado para conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes. Será pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Com abrangência destes contextos, a Instituição tem em vista o seguinte perfil de egressos para o Curso:

  • Profissional generalista e humanista, capaz de atuar, de forma crítica, ética e reflexiva, nas atividades de planejamento, supervisão, elaboração e coordenação de projetos e serviços de farmacologia;
    Profissional consciente de sua inserção na sociedade e das relações com o outro, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando sua capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas da área.

  • Profissional apto a considerar, em sua atuação profissional, os aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

  • Profissional capaz de se comunicar eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;

  • Profissional apto a atuar em equipes multidisciplinares, ter liderança e compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente, em uma visão de educação continuada.

Objetivo do Curso: Geral e Específico

Em consonância com o perfil do egresso, a Faculdade Soberana considera as seguintes competências e habilidades a serem adquiridas no decorrer da formação:

Objetivos gerais

  • Proporcionar ao egresso uma formação sólida, através de conhecimentos teóricos e práticos na área de medicamentos, comprometida com a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva, nas instituições públicas e privadas;
  • Capacitar o profissional farmacêutico para atender às necessidades do desenvolvimento científico e tecnológico, compreendendo os processos de pesquisa, produção e controle de qualidade de fármacos, medicamentos e correlatos;
  • Estimular a capacidade de análise dos problemas que se apresentam no campo da Saúde;
  • Formar um profissional capaz de compreender o contexto da Saúde e sua inserção no mesmo, procurando caracterizá-la como campo de atuação intersetorial;
  • Estimular a busca continuada dos conhecimentos em sua carreira, com respeito aos avanços nas áreas de saúde e tecnológica;
  • Comprometer-se com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o, dentro do seu âmbito profissional.

Objetivos Específicos

  • Em consonância com o proposto das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais, o Farmacêutico egresso da Soberana terá uma formação generalista, crítica e reflexiva, estando capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde e possuindo ao final do curso conhecimentos e habilidades para:
    • Manipular e garantir a qualidade de insumos farmacêuticos e medicamentos magistrais, oficinais e homeopáticos, utilizando as Boas Práticas de Manipulação em Farmácia, de acordo com a legislação vigente;
    • Analisar e interpretar as prescrições de medicamentos de todos os profissionais da área de saúde;
    • Atuar na dispensação de medicamentos, orientando os usuários quanto à conservação, ao preparo e à utilização dos mesmos;
    • Interpretar, controlar e avaliar as interações medicamento/medicamento, medicamento/alimento, além de medicamentos/análises laboratoriais, entre outras;
    • Conhecer os mecanismos de controle de gerenciamento, armazenamento e distribuição de medicamentos;
    • Preparar, controlar e dispensar preparações de nutrição parenteral, enteral e de quimioterapia;
    • Administrar e responder tecnicamente pelas funções especializadas em estabelecimentos farmacêuticos;
    • Realizar perícias técnico-legais e elaborar laudos técnicos relacionados com produtos, fórmulas, processos ou métodos farmacêuticos;
    • Conhecer e analisar criticamente o funcionamento de indústrias, laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, farmácias hospitalares além de outros estabelecimentos relacionados ao âmbito profissional;
    • Estimular a integração com equipe multidisciplinar de saúde, observando atitudes e os valores éticos, para resolução de problemas no campo da saúde;
    • Desenvolver atitudes e habilidades para realizar os procedimentos básicos de Farmácia, a partir das necessidades afetadas do cliente, aplicando conhecimento teórico sobre os instrumentos básicos de farmácia que alicerçam a prática e fundamentam o exercício da profissão, considerando o cliente de forma holística e o cuidado a ser prestado;
    • Identificar a saúde ambiental e a epidemiologia como fundamentação das ações em saúde, utilizando os indicadores de saúde para descrever o perfil epidemiológico de uma população e aplicar as ações de vigilância epidemiológica e ambiental;
    • Conhecer a Legislação que regulamenta o Exercício da Profissão, bem como seu Código de Ética;
    • Desenvolver pesquisas clínica, vinculando as atividades de ensino e pesquisa de forma que possa desenvolver uma postura investigativa/reflexiva frente à atividade educativa;
    • Compreender às regras de biossegurança necessárias ao cuidado de saúde e suas responsabilidades éticas e legais;
    • Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinamente e transdisciplinamente de forma eficiente e eficaz na promoção da saúde;
    • Discutir e compreender o projeto Político Pedagógico do Curso de Farmácia da Soberana Faculdade de Saúde de Petrolina.

Regulamentação de Estágio

Segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF), o Estágio Supervisionado é uma ferramenta educativa imprescindível para o discente, que tem como objetivo primordial preparar os alunos de instituições de educação superior (IES) em formação para o mundo do trabalho, estando definido no projeto pedagógico do curso (PPC), cujo cumprimento inteiriço é requisito para aprovação e obtenção do diploma, de acordo com a Lei Federal nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, ou seja, não se caracteriza como uma atividade facultativa, sendo uma das condições necessárias para a conclusão do curso.

A programação do estágio é ajustada aos objetivos do curso em questão e durante o processo será observada a execução dos procedimentos, assim como o acompanhamento de suas ações para fins de avaliação de desempenho acadêmico. Assim o estágio supervisionado é um componente obrigatório da organização curricular do curso de graduação, sendo uma atividade intrinsecamente articulada com a prática de ensino e as atividades de cunho acadêmico.

A coordenação do curso de Farmácia e de estágio estão cientes de que os estágios curriculares supervisionados, de caráter obrigatório e indispensável, deverão atender às necessidades sociais da saúde em consonância com as Políticas Nacionais de Saúde e devem contemplar cenários de prática do Sistema Único de Saúde (SUS) nos diversos níveis de complexidade do SUS, bem como, preferencialmente, as principais áreas de formação das Ciências Farmacêuticas, dentre elas: a de fármacos, cosméticos, medicamentos, assistência farmacêutica (AF), análises clínicas, genéticas e toxicológicas, alimentos e especificidades institucionais e regionais conforme previstas nas Novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia (RE n° 6, de 19 de Outubro de 2017).

O estágio curricular do Curso de Farmácia da Faculdade Soberana baseia-se num conjunto de atividades e expertises proporcionadas aos estudantes através de sua inserção nos cenários de atuação do profissional, com o objetivo de articular a teoria à prática e desempenhar atividades relacionadas com ensino e pesquisa, de forma sistematizada e direcionada, objetivando pôr em prática os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, tendo como finalidade a capacitação para o exercício profissional, sempre sob a supervisão do docente habilitado e capacitado na sua respectiva área de atuação.

O estágio curricular do curso é o momento da formação que deve proporcionar ao estudante a aquisição de conhecimentos, preparando-o e despertando-o nas diferentes áreas de atuação das Ciências Farmacêuticas, além de favorecer a formação humanista, crítica, reflexiva e generalista, bem como pautar-se por uma concepção de referência nacional e internacional, conforme definida no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Graduação em Farmácia, na modalidade bacharelado, considerando o desenvolvimento de competências/habilidades exigidas para o exercício acadêmico-profissional com base no rigor técnico-científico e intelectual, sob a supervisão de profissionais habilitados e qualificados.

Em conformidade com a legislação vigente (RE n° 6, de 19 de Outubro de 2017) que instituiu as novas diretrizes curriculares nacionais do curso de Farmácia e deu outras provisões, ficou estabelecido que os estágios serão desenvolvidos sob orientação de docente farmacêutico, em campo de atuação profissional da área farmacêutica e com supervisão local, realizada por profissional com formação superior e com competência na área do estágio, entendido esse como preceptor, obedecendo à proporção máxima de 10 (dez) estudantes por supervisor/preceptor local. Os estágios curriculares serão desenvolvidos de forma articulada, em complexidade crescente e a partir do terceiro período do curso.

Os estágios curriculares supervisionados são partes integrantes e de caráter obrigatório nas áreas de atuação do farmacêutico nos 3º, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º, 9 e 10° períodos do curso, totalizando 1000 horas de atividades, sendo:

  • TERCEIRO PERÍODO – ESTÁGIO SUPERVISIONADO I (SAÚDE PÚBLICA I) – 100 HORAS;
  • QUARTO PERÍODO – ESTÁGIO SUPERVISIONADO II (SAÚDE PÚBLICA I) – 90 HORAS;
  • QUINTO PERÍODO – ESTÁGIO SUPERVISIONADO III (FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO) – 126 HORAS;
  • SEXTO PERÍODO – ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV (FARMÁCIA UNIVERSITARIA) – 90 HORAS;
  • SÉTIMO PERÍODO – ESTÁGIO SUPERVISIONADO V (FARMÁCIA COMUNITÁRIA) – 90 HORAS;
  • OITAVO PERÍODO – ESTÁGIO SUPERVISIONADO VI (FARMÁCIA HOSPITALAR) – 90 HORAS;
  • NONO PERÍODO – ESTÁGIO SUPERVISIONADO VII (ALIMENTOS) – 126 HORAS;
  • DÉCIMO PERÍODO – ESTÁGIO SUPERVISIONADO VIII (ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS) - 180 HORAS;

Os Estágios Curriculares Supervisionados do Curso de Farmácia são entendidos como um conjunto de atividades indispensáveis ao processo de formação tanto do cidadão em si, como do profissional, objetivando:

  • Complementar a formação teórica do aluno, através de sua inserção no ambiente prático, sendo imprescindível para o desempenho das atividades profissionais relacionadas ao campo de atuação;
  • Fazer a união teoria à prática, visando à construção de novos conhecimentos e a constante reestruturação de expertises sobre as complexidades existentes na academia e no próprio ambiente de trabalho;
  • Prover ações e reflexões no aluno através da instiga ao senso crítico, estimulando-o a vivenciar e interagir com os fenômenos sociais e profissionais, com o intuito de instrui-lo acerca da importância dos valores de cidadania e do crescimento sustentável da comunidade;

Os objetivos técnicos dos estágios curriculares em Farmácia pautam-se na formação de farmacêuticos extremamente competentes e capacitados, atualizados e pautados na ética e na moral, na responsabilidade social, que contribuam de forma efetiva para sustentabilidade, por meio de atividades técnico-científicas integradas à saúde coletiva, tendo como especificidades:

    • Promover uma formação farmacêutica transdisciplinar e multidisciplinar de qualidade, possibilitando os alunos atuarem no âmbito profissional das ciências farmacêuticas de forma ética e moral, cidadã, criativa, responsável e articulada com a saúde coletiva e a sustentabilidade;
    • Desenvolver atividades que possibilitem a formação técnico-científica e a inserção dos futuros profissionais na comunidade, por meio da prestação de serviços farmacêuticos, inclusive a educação permanente em saúde;
    • Formar profissionais com habilidades e competências inerentes à pesquisa e ao desenvolvimento de insumos farmacêuticos, fármacos, medicamentos, cosméticos, saneantes e correlatos, promovendo ações que asseguram e garantam o uso racional dos mesmos;
    • Instruir os discentes no gerenciamento de farmácias hospitalares, laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, bem como a realização e interpretação de forma efetiva de análises clínico-laboratoriais e toxicológicas, dentro dos padrões de qualidade e segurança, tendo como base o cuidado farmacêutico e a coletividade;
    • Habilitar os alunos às competências relativas ao desenvolvimento, controle e dispensação de alimentos funcionais ou não, nutracêuticos e correlatos, atentando-se aos cuidados em biossegurança;
    • Inserir o profissional farmacêutico no âmbito hospitalar de forma mais objetiva e atuante, através de disciplinas, parcerias e consequentemente estágios curriculares neste âmbito, que venham a corroborar com estas perspectivas e, finalmente, a capacitação factível de farmacêuticos clínicos atuantes;

As atividades serão desenvolvidas durante os semestres letivos, sob condições previamente estabelecidas pela coordenação do curso em parceria com a coordenação de estágio curricular, estando sempre os alunos acompanhados do Docente (preceptor) capacitado e habilitado na sua respectiva área de atuação, garantindo assim o máximo de aproveitamento e interação entra o discente, o preceptor e o estágio em questão.
Toda essa dinâmica do estágio será regida por regulamento próprio, anexado ao PPC do curso e disponibilizado para toda a comunidade acadêmica.

Regulamentação de TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso, previsto na matriz curricular do curso, visa propiciar a autonomia do discente e demonstrar o grau de conhecimento adquirido, o aprofundamento temático, bem como o estímulo à produção científica, consulta à bibliografia especializada, o aprimoramento de capacidade de interpretação e a crítica às diversas realidades com as quais se depara. O TCC no curso é objeto de regulamento próprio, atendendo à concepção curricular do projeto pedagógico, com atividades no decorrer dos dois últimos semestres do curso, sendo sua apresentação para banca examinadora no décimo semestre.

O Trabalho de Conclusão de Curso é uma importante experiência no processo de aprendizado do aluno no que diz respeito à educação continuada. Com conhecimentos iniciados na disciplina Metodologia do Trabalho Acadêmico e Científico, no primeiro período do curso, visando a identificar objetivos, pesquisar os meios, estudar a avaliação de projetos, conhecer linhas a serem seguidas no projeto e, a partir destes conhecimentos, utilizá-los para auxiliar na construção do projeto e, numa etapa seguinte, na redação dos seus TCC´s. A expectativa é de que, já nesta disciplina, o discente possa desenvolver habilidades técnicas de revisão bibliográfica e a produção de trabalhos acadêmicos.

No 9º período, o graduando desenvolve seu projeto de pesquisa, assim como inicia as atividades de pesquisa e/ou revisão bibliográfica de forma mais substanciada e de redação e articulação de conceitos/categorias/teorias. No décimo período, há o desenvolvimento completo do Trabalho de Conclusão de Curso, assim como a apresentação para banca examinadora.

O Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal o aprimoramento e a integração dos conhecimentos e dos conteúdos apreendidos durante a formação com vistas à atuação profissional e às possibilidades de formação continuada do aluno, uma vez que, a partir do TCC, o aluno estará apto a escrever textos de caráter acadêmico-científico, sentindo-se estimulado à continuidade de atividades acadêmicas em nível de pós-graduação lato e stricto sensu, na perspectiva da educação continuada estimulada pela Soberana.

O Trabalho de Conclusão de Curso conta com as seguintes normas gerais:

  • Deverá ser orientado individualmente por um professor orientador, escolhido pelo discente, que pode ser definido, tendo em vista a proximidade do tema escolhido pelo aluno e a área de competência do docente;
  • É atividade acadêmica permitida somente a alunos devidamente matriculados no Curso e nas disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso do último ano do curso;
  • A disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso I” é pré-requisito para a matrícula na disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso II”;
  • O Trabalho deverá ser apresentado para banca examinadora, composta por três membros do corpo docente da instituição, sendo um deles o orientador do aluno;
  • O Trabalho deverá ser de caráter monográfico e individual, de acordo com as normas vigentes da ABNT;

Os trabalhos aprovados pela banca serão encadernados e enviados para consulta pública na biblioteca, além de serem entregues também em mídia digital, uma vez a concretização do repositório institucional próprio para os TCC´s vinculado ao site da Soberana.

Ressalta-se ainda que a Instituição contará com um acervo bibliográfico e acesso a periódicos nacionais e internacionais que servirão para busca de informação durante a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.
O regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso, com todas as especificidades que envolvem seu funcionamento, como requisitos de frequência às orientações, notas parciais e nota final, operacionalização das orientações e das bancas examinadoras, dentre outros, está anexado ao PPC do curso e disponibilizado para toda a comunidade acadêmica.

REGULAMENTO DO REGIME ESPECIAL DE ESTUDOS

DA DEFINIÇÃO

Art. 1º O Regime Especial destina-se ao tratamento diferenciado para os discentes regularmente
matriculados e enquadrados nas situações descritas no Decreto-Lei nº 1.044/69, na Lei nº 6.202/75 e na Lei
nº 10.421/02.

§1º. O Regime Especial compreende a compensação das atividades acadêmicas a serem realizadas pelo
discente de forma estabelecida pela Instituição, salvo as avaliações e as atividades presenciais obrigatórias, necessariamente realizadas nas dependências da Instituição.

§2º. As atividades caracterizadas como Atividades Práticas dos Cursos, incluídos os estágios, por sua
natureza, não são contempladas no Regime Especial, considerando a impossibilidade de substituição das
atividades inerentes às disciplinas.

§3º. No caso de necessária ausência superior a 25% (vinte e cinco por cento) em disciplinas com carga
horária prática e/ou estágios supervisionados, caberá ao aluno o trancamento da matrícula e sua posterior
integralização, quando do término do regime especial de estudos.

§4º. Será observado o comprometimento de continuidade do processo pedagógico de aprendizado para a concessão do Regime Especial.

Art. 2º São direitos do discente sob Regime Especial a compensação da ausência às aulas mediante a
realização das atividades acadêmicas sem prática presencial obrigatória que deverão ser cumpridas em
regime domiciliar, conforme determinado pela Instituição.

Estudantes

Aulas no Semestre

Provas Aplicadas

Infraestrutura do Curso

Laboratórios, ambientes e cenários para práticas didáticas

Os laboratórios, juntamente com as clínicas e os núcleos de práticas didáticas, são componentes diferenciais e prioritários da Soberana para a formação acadêmica do corpo discente e atendem às necessidades institucionais.

Todos os esforços financeiros são concentrados para promover utilidade dos laboratórios para a pesquisa, inovação e atendimento à comunidade.

A Instituição dispõe de laboratórios e instalações especiais que atendem às necessidades dos cursos e que são adequados ao número de usuários, quando do desenvolvimento das atividades acadêmicas. Os discentes contam ainda com o apoio de técnicos de laboratórios habilitados para conduzir as práticas conduzidas, segundo as normas definidas. As salas dos laboratórios e instalações especiais têm boa acústica interna, ventilação, com uso de ar-condicionado, adequada às necessidades climáticas, com iluminação artificial e condições de higiene satisfatórias às ações de ensino. O pessoal técnico-administrativo organiza e controla todos os instrumentos de uso dos laboratórios, apoiando os alunos.

A infraestrutura física dos laboratórios, ambientes e cenários para práticas didáticas atendem de maneira adequada às necessidades institucionais, aos requisitos de acessibilidade, iluminação, ventilação, segurança e conservação, por meio de uma rotina de manutenção adequada, garantindo sua limpeza e estado de conservação.

A IES conta com os seguintes laboratórios e ambientes para práticas:

Infraestrutura do Curso

Laboratório Morfofuncional (Anatomia)

O Laboratório Morfofuncional possui ambiente climatizado, equipado com Datashow, televisores de uso múltiplo, bancadas, mesas hexagonais para permitir múltiplos layout de ensino.

Além da realização de aulas práticas, o Laboratório de Morfofuncional também será utilizado para realização de práticas extraclasse, como monitorias e pesquisas envolvendo alunos e professores e também para estudo extraclasse individual ou em grupos, mediante agendamento no próprio laboratório.

O Laboratório Morfofuncional permite que os estudantes conheçam e compreendam o corpo humano por meio de ferramentas de ensino que os aproximem da prática profissional.

O espaço agrega múltiplas ferramentas de ensino que priorizam a anatomia viva, anatomia de superfície, a imaginologia médica e os procedimentos da prática clínica, permitindo o estudo integrado da estrutura e do funcionamento do corpo humano, ou seja, da anatomia humana, histologia, embriologia, fisiologia e patologia e a também a integração entre teoria e prática.

Infraestrutura do Curso

Laboratório de Semiologia I e II

O Laboratório de Semiologia tem uma área adequada a necessidade,  sendo um espaço utilizado para o estudo e prática da semiologia de diversas profissões.

A semiologia é a ciência que se dedica ao estudo dos sinais e sintomas das doenças, utilizando métodos de observação, entrevista e exame físico para realizar a avaliação clínica de um paciente nesse laboratório.

Nesse laboratório, os estudantes de têm a oportunidade de aprender e aprimorar suas habilidades por meio da interação com pacientes simulados, também conhecidos como pacientes padronizados.

Esses pacientes simulados são atores ou pessoas treinadas que desempenham o papel de pacientes com diferentes condições clínicas, permitindo que os estudantes enfrentem cenários clínicos reais e pratiquem suas habilidades de história clínica, exame físico e elaboração de hipóteses diagnósticas.

Tour Virtual

Infraestrutura do Curso

Laboratório de Práticas funcionais – Multidisciplinar I

O Laboratório é equipado com bancadas adaptadas com sistema de água, ar e chama.

Equipamentos de segurança coletivo (EPC), quadro branco, Agitador magnético, Balança eletrônica digital, Banho-Maria, Capela de Exaustão de Gases, Chuveiro de Emergência, Destilador de Água, Estufa de secagem, Geladeira, Manta aquecedora, Phmetro, termômetro, vidraria completa, materiais de suporte para as práticas laboratoriais, 60 bancos, ar condicionado, centrífuga, balança eletrônica, espectrofotômetro, estufa analógica e microscópios biológicos.

O Laboratório é destinado às aulas práticas das áreas de Bioquímica, Química Orgânica Farmacologia e Fisiologia, dentre outros, dos todos os cursos com a disponibilidade dos discentes utilizarem suas dependências para estudo livre, após agendamento, atividades de extensão e iniciação científica.

Infraestrutura do Curso

Sala de Preparo

A sala de apoio dos Laboratórios de Saúde mede 23,22 m², tem o intuito de dar suporte para as aulas práticas a serem ministradas, bem como confecção de placas de microbiologia, reagentes analíticos e soluções fisiológicas, da mesma forma local para esterilização de vidraria e material biológico.

A Sala de Preparo contém vidraria, estantes de aço, materiais de uso e consumo e insumos. A Sala de Preparo é o espaço destinado ao armazenamento (material de uso e consumo), esterilização / desinfecção e preparação de reagentes para as disciplinas comuns aos cursos de saúde.

Este espaço é reservado apenas para funcionários e professores, tendo uma ação de suporte para as aulas práticas de saúde.

Infraestrutura do Curso

Laboratório de Tecnologia Farmacêutica

O Laboratório de Tecnologia Farmacêutica possui uma área total de 63m2, equipado com quadro branco, uma mesa central de 3m x 7m toda em granito preto, 25 banquetas de madeira, projetor multimídia. O Laboratório é destinado às aulas práticas das disciplinas de formação em química, farmacotécnica, tecnologia farmacêutica e disciplinas afins, nenhuma aula envolvendo material biológico ocorre nesse laboratório, além do laboratório contar com paredes de vidro o que evidência a comunidade acadêmica as práticas de farmácia que são realizadas, além de disponibilizado aos discentes para estudo livre sob agendamento, atividades de Extensão e Iniciação Científica.

Infraestrutura do Curso

Laboratório de Alta Complexidade

Os espaços para atualização e atuação dos discentes na sua formação, os espaços contam com bancadas tipo arquibancada para os discentes assistirem as aulas e participarem atividade nos consultórios ou leitos, que ainda podem ser observados através de um corredor intermediário onde o docente pode se comunicar com o discente sem haver necessariamente o contato direto, dando privacidade e assim podendo melhor avaliá-lo.

Infraestrutura do Curso

Consultórios ou enfermarias simuladas e sala de observação docente

Os consultórios simulados são destinados para o aluno ambientar-se no seu papel profissional diante de um paciente em ambiente controlado.

Praticar atendimentos ambulatoriais, consultas simuladas de rotina, acompanhamentos de pacientes em tratamentos específicos simulados, comunicação de más notícias em um ambiente controlado, e diversos cenários comportamentais.

Os consultórios simulados possuem sala de observação utilizada para que o docente supervisione o atendimento sem interferência direta para posterior discussão e feedback imediato.

Espaço com 6 (seis) leitos, destinado à realização de treinos de habilidades e cenários com simuladores e pacientes estandardizados, reproduzindo uma unidade de enfermaria.

Permite ao aluno a experiência de treinos em ambientes controlados e a prática multiprofissional.

Infraestrutura do Curso

Laboratório de Simulação Realística

Espaço que permite o desenvolvimento das mais apuradas competências do aluno, onde é possível trabalhar de forma integrada diversas desenvolturas. Propicia o treino de tomada de decisão, raciocínio clínico e atitudinal, seguida de um momento de reflexão (debriefing). Ambiente altamente reversível, munido de alta tecnologia, que possibilita a construção de diferentes cenários.

Complementando a simulação avançada há uma sala de observação para cada sala avançada ou sala debriefing que se destina a observação e discussão dos cenários realizados no centro de simulação, com possibilidade de receber a gravação ou transmissão ao vivo dos cenários.

Infraestrutura do Curso

Laboratório de Habilidades Cirúrgicas

Ambiente destinado ao aprendizado prático e treinamento repetitivo de habilidades cirúrgicas necessárias à atuação profissional, trabalhando em pares para procedimentos não invasivos e/ou em simuladores de fidelidade baixa ou intermediária, possibilitando a prática em ambiente controlado, antes de atuar na prática profissional.

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