Pesquisar
Close this search box.

Foco! Como ter e manter?

Post

Saber qual é o seu objetivo é o primeiro passo para ter e manter o foco!

Muitas pessoas se frustram por verem várias outras falando em permanecer com foco mesmo diante de um distanciamento social e/ou uma rotina que parece dificultar a realização de atividades, principalmente quando percebe-se que talvez você não tenha tanta facilidade assim para manter o foco.  Mas, antes de tudo, é preciso se questionar: foco em quê?

Ter o corpo bonito? Mas o que é para você um corpo bonito? Ser saudável? Ser saudável em qual sentido? Um objetivo bem formulado precisa ter claro o estado atual, onde e como você se encontra nesse momento; o estado desejado, como, quando e onde você quer chegar; ser específicopositivo e ter uma ação individual, que dependa apenas de você!

Talvez a sua dificuldade em ter esse foco seja apenas a falta de um objetivo bem formulado, pois a partir do momento em que  não se sabe exatamente o que se quer , possivelmente, as tentativas serão vagas, haverá um gasto de energia, resultando em cansaço e frustração por não se chegar em um resultado satisfatório.

Da mesma forma acontece com quem deseja ser bem-sucedido, ser um profissional diferenciado, encontrar o parceiro ou a parceira dos sonhos, ser feliz, viver intensamente. São conquistas que chegarão de forma bem mais assertivas que trarão a satisfação esperada, se forem formuladas, e se, diariamente, fizermos algo em direção à realização, seguindo as características objetivas, assim o foco será estimulado, pois você conseguirá perceber nitidamente o caminho sendo percorrido em direção ao seu estado desejado.

O que você quer? Usaremos como exemplo o emagrecimento!

Primeiramente, identifique o seu estado atual utilizando uma comunicação objetiva, como por exemplo: Estou com 80kg. E qual o seu estado desejado? É chegar aos 70kg? Se sim, você já possui os principais dados que lhe ajudarão de forma significativa a formular o seu objetivo de forma assertiva.

Mantendo o foco de forma mais fácil, aprendendo a formular meus objetivos!

Vamos lá!

A partir de então, vamos às etapas essenciais da formulação do seu objetivo: o que eu quero, como e quando desejo alcançar, isso mesmo, com definição, ações diárias e data definida para o alcance.

A descrição do seu objetivo precisa ser no POSITIVO, evite falar o que você não quer e foque no que você quer, ou seja, substitua o comando “não quero me sentir com 80kg” por “eu quero me sentir com 70kg”. Na maioria das vezes, utilizamos nossa energia com o que não queremos, ao invés de buscarmos nos comunicar com o que queremos de forma positiva.

É indispensável para o seu foco que o seu objetivo seja ESPECÍFICO! As frases “eu quero emagrecer” e “eu quero ter mais dinheiro”, por exemplo, são totalmente inespecíficas, pois R$ 1,00 a mais na sua conta já significa mais dinheiro e emagrecer 100 gramas já significa um emagrecimento.  Especifique com informações claras e precisas “como” você quer emagrecer 10kg, e “quanto” você quer ter a mais no meu faturamento mensal.

E por último, um método que vai fazer toda diferença é sempre definir atos que dependam exclusivamente de você, isso mesmo, AÇÕES INDIVIDUAIS. Muitas pessoas aderem o hábito de só frequentar a academia quando o vizinho for junto, iniciar uma nova forma de alimentação se a esposa acompanhar, colocando na mão do outro o poder da realização do SEU objetivo. Para que você obtenha êxito nas suas realizações, decida ser o condutor dos planos que são apenas seus.

Listando todos os seus objetivos e separando por áreas da sua vida, formulando e utilizando os métodos ensinados acima, deixando bem claro diariamente para si mesmo o real motivo que lhe faz desejar tal resultado, o foco virá como consequência e o sucesso como troféu! E Lembre-se de que é necessário COMEÇAR!

Tags

Compartilhe nas Redes

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Posts Relacionados

Pesquisa
Posts Relacionados
Faculdade Soberana

Nascemos com o propósito de trazer uma nova proposta para formação de profissionais de saúde de alta qualidade, alinhando os principais requisitos do MEC com a gama dos melhores profissionais docentes dessas áreas. Seriedade, profissionalismo e qualidade ditam os caminhos da nossa instituição!

Nossas Redes
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this