Pesquisar
Close this search box.

A GRANDE DESCOBERTA NUMA QUARENTENA!

Post

De que forma uma descoberta pode mudar a história?

Entre 1665 e 1666, a Inglaterra foi acometida por uma Grande Praga de Londres, a epidemia de peste bubônica, semelhante à pandemia que, hoje, se faz presente no mundo do COVID-19. Naquela época, os alunos da Universidade de Cambridge foram liberados para se resguardarem em suas casas, assim como estamos hoje, alunos da Faculdade Soberana e grande parte da população mundial. Diante da situação que acometeu a Inglaterra durante aquele período, entre algumas descobertas, houve uma que fez diferença de forma significativa na história.

Provavelmente,  uma boa parte dos alunos de Cambridge decidiram passar pela quarentena descansando, outros revisando de forma limitada os assuntos das disciplinas do curso, enquanto Isaac Newton pôs em dia seus problemas de matemática, que mais tarde deram origem ao Cálculo Moderno. Além disso, ele iniciou seus estudos sobre óptica fazendo experimentos com prismas. A inquietação pela inovação e ânsia de fazer a diferença de Newton fez com que a marca dele ficasse registrada: ele decidiu fazer da quarentena uma oportunidade de construir o seu legado.

Mas o que é um legado? É exatamente a sua marca no mundo, pelo que você é e será lembrado. A todo instante nós estamos construindo a nossa história, a jornada que percorremos pode ser de ensinamentos, de construção ou da forma como decidirmos que seja. Partindo do princípio que temos o poder de decisão em nossas mãos, nada mais justo do que nós mesmos construirmos a nossa própria trajetória.

Newton fez a escolha de transformar a dificuldade que assolava a população, naquela época, em uma oportunidade de criação do seu legado, assim como é lembrado ainda hoje há mais de dois séculos após seu falecimento e continuará sendo, pois a sua descoberta é necessária e está contida em livros e estudos durante toda a história do mundo.

Mas qual a grande descoberta que mudou a história?

Diante de uma epidemia que causou cerca de 100 mil mortes em 18 meses, representando uma média de um quarto da população londrina da época, Isaac Newton observou uma maçã cair de uma árvore. E a partir disso deu início à ciência moderna.

Mas qual a relação da queda de uma maçã com a descoberta que mudou a história?

Foi com essa observação que Newton criou a Lei da Gravitação Universal. Segundo ela, “dois corpos atraem-se com força proporcional às suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa seus centros de gravidade”.

Ao retornar à Universidade em 1667, com toda a teoria em mãos, após seis meses, Newton ganhou o título de fellow, que é dado a quem realiza uma pesquisa ou descoberta notável, uma forma de honrar alguém por se destacar em algo significativo. Além disso, em dois anos já era professor.

A descoberta de Newton é de grande importância, haja vista que explica um fenômeno que se faz presente em tempo integral na nossa vida. Porém, além dele, houve outras pessoas que souberam aproveitar um momento de crise para exercitar sua criatividade, construindo ideias geniais. Uma delas foi o autor Albert Camus que durante uma epidemia de peste bubônica que assolou a Argélia, escreveu seu mais notável livro “A peste”, que já se fez presente nas listas de mais vendidos em muitas livrarias ao redor do mundo, principalmente na Itália e na França.

Isso mostra que não existe limite para o nosso crescimento intelectual ou pessoal, quando decidimos enxergar o que está além dos nossos olhos. Quando fazemos a escolha de marcarmos de forma diferente uma sociedade na qual existem muitas pessoas fazendo coisas iguais. Assim como esses dois gênios citados acima, você também pode deixar a sua marca no mundo. A decisão é sua!

Texto criado pela Soberana, Faculdade de Saúde de Petrolina.

Referência: revistagalileu.globo.com

Tags

Compartilhe nas Redes

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Posts Relacionados

Pesquisa
Posts Relacionados
Faculdade Soberana

Nascemos com o propósito de trazer uma nova proposta para formação de profissionais de saúde de alta qualidade, alinhando os principais requisitos do MEC com a gama dos melhores profissionais docentes dessas áreas. Seriedade, profissionalismo e qualidade ditam os caminhos da nossa instituição!

Nossas Redes
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this